Bhakta Braian Celso tem 25 anos, conheçeu o templo Hare Krsna em 2017. Atualmente, se dedica ao transporte de passageiros por aplicativos na cidade de Curitiba, desempenhando também outras atividades como, por exemplo, a produção de artesanato e a conclusão de sua graduação em Psicologia. Tem muito entusiasmo para distribuir livros no seu dia-a-dia, especialmente para passageiros interessados.

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?

Bhakta Braian: Ao ser beneficiado através do sankirtana e Food For Life (alimentos para o corpo e a alma) na cidade de Curitiba, iniciei a minha intermitente associação com os vaishnavas, os quais apresentaram respostas para muitas das minhas perguntas. Sobre tantas outras ainda os indago. O contato com o Maha-mantra Hare Krshna e o estudo do Bhagavad-gita Como Ele É, tem me motivado a fazer experiencias no templo. Sim, eu não sabia descascar chuchu! Eu não sabia o quanto a alimentação lacto-vegetariana se tornaria importante na minha vida. Minha mais recente experiência na consciência de Krsna foi a distribuição de livros. Durante 1 mês, realizei a minha mini-maratona-uber-99-indriver. Distribui 60 livros. Meu Deus… 30 passageiros por dia, e minha japa atrasada. Foi assim. Pensei comigo: se tenho que conversar com os passageiros, vou conversar sobre Krsna, vou fazer esse convite. Assim, dizia: “Se quiser conhecer quem é Deus, vá ao templo! como vou amar uma personalidade que não conheço?”

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Bhakta Braian: Com essa oportunidade de me ocupar em serviço devocional, enquanto desempenho uma função material, percebi o quanto posso avançar na distribuição de livros, no meu relacionamento interpessoal e na minha vida material, tão cacarejada (risos). Os passageiros não podem fugir, Krishna prendeu eles em um carro. O mahamantra tocando, Sri Jagannatha chacoalhando a 60 km. Você não pode pular e eu não posso abandonar o carro e fugir da pregação. Convido os passageiros logo no início da corrida a visitar o templo, experimentar o almoço aos domingos, os diferentes festivais e palestras, o substancial significado do maha-mantra e que essa é uma ótima oportunidade para contribuir com o serviço à Srila Prabhupada.

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Bhakta Braian: As vezes minha mente quer me jogar para baixo: “Não! não fale sobre Krishna! você sabe, você é prepotente e arrogante”. Mas os feedbacks dos passageiros dizem o contrário. Em 2 anos, nunca ganhei tantas 5 estrelas e mimos. Alguns passageiros levam 2, 3 livros ou mais, então dá certo.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Bhakta Braian: Caso alguém se encontre sedento de distribuir livros, assim como essa triste figura que vos escreve, ou queira distribuir livros enquanto segue o GPS, saiba que os desfavoráveis dão dicas valiosas, que se tornam como cartas na manga para usar com o próximo passageiro. O passageiro também está aflito: “Nascimento, doença, velhice e morte”. Ele compreenderá que a vida humana é preciosa. Hare Krishna!

Categorias: Entrevistas