S.G. Daivi Shakti Devi Dasi uniu-se à ISKCON em 1970 e, desde seu primeiro dia como residente do templo, tem se ocupado intensamente na distribuição dos livros de Srila Prabhupada. Atualmente dedica-se a este serviço em Vrndavana, onde diariamente aborda os inúmeros visitantes do ISKCON Krsna Balaram Mandir, além de também atuar nas livrarias Presentes Inigualáveis, exclusivas de literatura vaishnava. Muitos devotos e líderes da ISKCON conheceram Krsna através do sankirtana de mãe Daivi Shakti.

 

Carta de Sankirtana: Qual a importância de distribuir livros?

Daivi Shakti Devi Dasi: A importância de distribuir os livros de Prabhupada é a possibilidade de mudar o mundo todo. Todos têm uma propensão a ler, então se não lhes dermos a oportunidade de ler conhecimento espiritual, verdadeiro, transcendental, eles lerão todos os tipos de bobagens sob a forma de jornais, revistas, romances e todos os tipos de especulação. Então temos que inundar o mundo todo com conhecimento transcendental na forma dos livros de Prabhupada, pois a propensão a ler deve ser satisfeita através de ler os livros de Prabhupada.

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?
Daivi Shakti Devi Dasi: Desde o primeiro momento em que saí para sankirtana, no primeiro dia em que entrei no templo; isso foi em maio de 1970. Naquela época, nosso único programa era fazer sankirtana nas ruas. Alguns devotos cantavam por cerca de 8 horas por dia, e outros distribuíam revistas “Volta ao Supremo”, pois era a única publicação que tínhamos na época.
Então, apesar de eu ser uma devota muito nova, na verdade ainda não era uma devota pois apenas visitava o templo, eles me vestiram com um saree, colocaram tilaka e me pediram para distribuir aquelas revistas. Foi assim que me tornei uma distribuidora de livros. Eles me disseram para falar: “por favor, leve um livro e dê uma doação para alimentar pessoas famintas.”

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?
Daivi Shakti Devi Dasi: Bem, eu sempre tive uma meta em minha distribuição de livros, e a expliquei para Prabhupada. Eu não estava feliz em ficar em uma esquina distribuindo um livro por vez e pegando doações de um dólar. Eu tinha a visão de… bem, é claro, eu comecei nos Estados Unidos, e lá temos lojas de departamentos e livrarias muito grandes, com vários andares de livros, com muitos assuntos diferentes. Então sempre sonhei em ter uma franquia de lojas dos livros de Srila Prabhupada e, finalmente, quando vim para a Índia, tive a oportunidade de fazer isso. Essa foi a primeira loja de livros que fizemos, essa “Presentes Inigualáveis” (em Vrindavana) e, após isso, há cerca de dez anos, tivemos muitas outras lojas de livros abertas. Aqui as pessoas podem vir, procurar e pesquisar o assunto pelo qual elas se interessam.

Na verdade, dentro de poucos dias, iremos para uma loja três vezes maior, e será dividida de acordo com assuntos, como “yoga”, “culinária”, “ciência”, etc. e com livros em muitas línguas diferentes.

Assim, me sinto um pouco como “Matsya, o peixe”, pois qualquer espaço que eles me dão nunca será o suficiente. Preencho a área com livros e preciso de mais e mais espaço, já que esses livros são muito incríveis. É claro, nossa principal meta é distribuir os livros de Prabhupada, mas agora temos devotos que têm escrito tantos livros espetaculares sobre tantos assuntos diferentes a partir dos livros de Prabhupada!

Então se você me der um prédio de cinco andares, eu vou enchê-lo com livros transcendentais. Essa é minha lila, “Matsya Lila”.

Carta de Sankirtana: O que lhe inspira a distribuir livros?
Daivi Shakti Devi Dasi: O que me inspira a distribuir livros? Bem, qualquer um que tenha nascido no mundo material e experienciou os sofrimentos de adhiyatmika, adhibhautika e adhidaivika, e entrou em contato com os livros, discípulos e devotos de Srila Prabhupada, nós, por compaixão, tentamos auxiliá-los a saírem deste mundo de sofrimentos.

Então, sobre distribuir livros, Prabhupada costumava nos dizer: “qual a utilidade de seus três minutos de pregação? Se alguém leva um livro, toda a sua vida pode mudar. Simplesmente por tocar um livro, alguém se purifica!”

Por isso, dediquei toda a minha vida a distribuir os livros de Srila Prabhupada, pois essa é a maior atividade de caridade que alguém pode fazer para ajudar as demais pessoas. Estou feliz, e quero ajudar mais pessoas a tornarem-se felizes também.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?
Daivi Shakti Devi Dasi: Primeiramente, eu sugeriria que eles leiam os livros e conheçam o que há dentro do livro. Eles devem encontrar um lugar agradável e atrativo (para o sankirtana), de forma que as pessoas viriam e ficariam atraídas pelos livros e, caso estejam fazendo na modalidade “pessoa a pessoa”, devem ser pacientes e compassivos, além de buscar pessoas que sejam, de alguma forma, próximos ao modo da bondade, e evitar perder tempo com pessoas obviamente absortas nos modos da paixão e ignorância, pois nosso tempo é curto e devemos buscar as pessoas que efetivamente podem estar interessados na filosofia, para que possamos cultivar essas pessoas e trazê-las para a consciência de Krishna.

Assim, é uma grande perda de tempo quando, às vezes, ao começar a distribuir livros, eles (os distribuidores) não analisam primeiro as pessoas que estão se aproximando, de modo que eles gastam muita energia tentando distribuir livros a pessoas que simplesmente não estão prontas para aceitar esses livros. Então concentre-se em pessoas que podem estar interessadas em tornar-se devotos.

Essa é a forma pela qual eu aperfeiçoei minha distribuição de livros ao longo dos anos, pois quando você distribui livros por 50 anos, seu poder para falar, sua garganta e seus pulmões se enfraquecem e você perde a habilidade de falar. Então não desperdice sua vida tentando convencer a levar um livro alguém que não quer o livro, Use sua energia para ajudá-las a avançar em consciência de Krishna. Em outras palavras: não desperdice seu tempo.

Carta de Sankirtana: Gostaríamos de conhecer suas realizações a respeito das vestimentas para o sankirtana.
Daivi Shakti Devi Dasi: A roupa que usamos, como estipulado por Srila Prabhupada, é: para homens, dhotis, kurtas e tilaka; para mulheres, sarees e tilaka. Se falarmos apenas sobre as mulheres, Prabhupada deu uma aula em uma ocasião em que ele dizia que se pode avaliar a natureza da mulher à partir de suas roupas e da forma que arruma seu cabelo.Uma mulher casta reparte o cabelo no meio e, se é casada, usa sindoor. Uma prostituta reparte seu cabelo na lateral.

Então isso está vindo diretamente de Srila Prabhupada! Moças solteiras podem andar com a cabeça descoberta, mas mulheres casadas devem cobrir suas cabeças com o saree. Todas estas são instruções dadas diretamente por Srila Prabhupada.

A razão pela qual seguimos isso é porque essas roupas são um tipo de uniforme para os vaisnavas, o que significa que qualquer um que veja essas roupas, como saree, dhoti, kurta, porque estão vindo diretamente do mundo espiritual, então algo em seus corações reconhece o(a) devoto(a). Então, se são interessadas em vida espiritual, eles virão a você. Assim como, se tivermos algum problema, podemos ir a um policial que está de uniforme. Ele não precisa se promover ou mostrar alguma placa de que é um policial, o uniforme diz tudo.

Assim, nós, como vaishnavas, se simplesmente usarmos as vestes de um vaishnava, algo de dentro do coração de uma pessoa que está buscando vida espiritual vai, automaticamente, como um imã, atrair-se pelos devotos e, portanto, é muito importante para nós mantermos as tradicionais vestes vaisnavas.

Contudo, às vezes, quando estamos pregando em lugares onde as vestes vaisnavas não são compreendidas por pessoas que estão excessivamente encobertas pelos modos da paixão e ignorância, podemos nos ver forçados a nos vestir com roupas (ocidentais) conservadoras.

Por exemplo, para pregar em países comunistas ou ateístas; mas essas são situações diferentes. Porém, sempre que possível, devemos usar tilaka e nos manter com vestes tradicionais, pois as pessoas espiritualmente inclinadas virão a você.

 

Categorias: Entrevistas