Bk Hari é de Porto Alegre. Filho dos devotos seniores Gopal Krishna Das (atual vice-presidente do templo) e Gopika Kanta Devi Dasi, participa ativamente da ISKCON desde o nascimento. Há pouco mais de um ano iniciou um estudo mais intenso do Bhagavad-gita Como Ele É, sentindo então grande desejo de tornar-se um brahmacari.

Bk Talles é natural de Porto Alegre, RS. Conheceu a consciência de Krishna há alguns anos, ao assistir na internet um vídeo sobre o maha-mantra Hare Krishna. Isto o levou a notar um exemplar de Um Santo no Século XX em casa, fruto de sankirtana antigo. Com leitura, japa
e o encontro com um sankirtaneiro na rua, passou a visitar o templo, adotando rapidamente
a vida monástica. Atualmente também faz sankirtana regular.

 

Carta de Sankirtana: Qual a importância de distribuir livros?
Bhakta Hari: O sankirtana propicia aos leitores dos livros descobrirem sua natureza original e assim alcançar a perfeição da vida.
Bhakta Talles: É a coisa mais importante para se fazer neste mundo nos dias de hoje. As pessoas estão tão iludidas que não podem perceber sua ilusão. Os livros de Srila Prabhupada abrem a percepção delas e impedem que elas cometam grandes erros. Elas passam a entender que estão cometendo muitas atividades pecaminosas. Certo dia falei com uma moça que me perguntou “será que a solução não seria eu me matar?” As pessoas não sabem o que fazer, não possuem objetivos ou conhecimento para dirigirem as suas vidas. O sankirtana permite que mostremos às pessoas qual é o sentido da vida.

 

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?
Bhakta Hari: Eu tinha 10 ou 11 anos de idade e acompanhei meu pai, Gopal Krishna Dasa Prabhu, no Parque da Redenção em Porto Alegre no evento do Seminário e Festival de Sankirtana conduzido na época por Ekacakra Pran Dasa Prabhu.

Bhakta Talles: Foi na praia da Joaquina (Florianópolis), acompanhando o grupo Harinama Ruci com Mahavishnu Swami Maharaja.

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuia livros?
Bhakta Hari: Um dia estava no sankirtana e há cerca de duas horas sem distribuir nenhum livro, mas então eu orei para o Senhor Caitanya e depois disso a primeira pessoa que eu abordei levou dois livros.
Bhakta Talles: Eu estava fazendo sankirtana com o Prabhu Phalguna Nimai Dasa e abordei uma senhora que falou que voltaria em 10 minutos para comprar o livro. Estávamos indo embora, mas pedi para o Prabhu Phalguna que ficássemos mais 10 minutos para esperar ela voltar. Ele me disse que é bem comum as pessoas usarem isso como desculpa, mas que, pensando bem, poderia ser que Krishna queria que ficássemos ali mais 10 minutos, pois
alguma pessoa interessada poderia passar para levar os livros. Quando voltei ao local, a primeira pessoa que abordei levou dois livros, confirmando a fala do Prabhu Phalguna.

Carta de Sankirtana: O que lhe inspira a distribuir livros?
Bhakta Hari: É a atividade que Krishna mais gosta. O que eu mais quero é abordar alguém que se torne um brahmacari e mais evoluído do que eu, o que não é muito difícil.
Bk Talles: Gosto de fazer sankirtana porque abre muito a minha percepção e abre também a percepção dos outros. É muito legal ver a pessoa para quem você distribuiu os livros ficar muito melhor. Depois que levei os livros para minha família, meu pai parou de comer carne, passou a comer só prasada e está agora cantando 16 voltas de japa-mala, etc. Também esses dias eu estava meio na mental, mas fiz sankirtana e isso me deu muito entusiasmo.

Carta de Sankirtana:O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?
Bk Hari: Deve-se ler os livros de Prabhupada para poder falar sobre eles e também deve-se orar ao Senhor Caitanya.
Bhakta Talles: Tem que ter uma boa associação, sair a sankirtana com alguém que já faz isso há bastante tempo, e também ter a intenção certa, não ter a intenção de lucrar, mas a intenção de realmente ajudar as pessoas que estão precisando muito desses livros.

Categorias: Entrevistas