Era sábado no viageiro de distribuição de livros e o sol estava bem quente. Estávamos em Imbé, no litoral gaúcho. No dia anterior trabalhamos na praia, então desta vez resolvemos começar de um ponto mais distante, para tentar abranger mais pessoas. Eis então que atravessamos a passarela e entramos na região das dunas.

Após olhar um pouco ao redor resolvi começar por uma família, e logo que comecei, demonstraram muito interesse. A mãe me explicou que seu filho era muito compassivo e que na primeira vez que o trouxe à capital e que ele viu pessoas morando na rua ficou chocado com a situação, e sempre que se deparava com a chuva em sua cidade acometialhe o pensamento: “e as pessoas que moram na rua, como estão agora?”

Sua filha, dizia ela, é uma pessoa muito sóbria, porque um mês antes o pai abandonara o corpo, e as crianças lidaram com a perda melhor do que a mãe.

Vendo que a conversa entrava em um tópico delicado, aproveitei para pregar de forma muito cuidadosa sobre a eternidade da alma e passei a explicar o Bhagavad-Gita Como Ele É, apresentando sua sabedoria perfeita que é capaz de sanar todas as nossas dúvidas. A partir daí, a conversa desenvolveu-se de forma muito natural e eles levaram todos os livros. A mãe me revelou que há pouco tempo havia orado a Deus pedindo que lhe mostrasse respostas, e, agora, recebeu assim, de forma tão tangível, a compreensão que necessitava. Ficaram muito satisfeitos em adquirir os livros e eu sentime satisfeito de estar ali, podendo receber a graça de servir de ponte entre Srila Prabhupada e as almas sofredoras.

Outro dia a família me mandou mensagem. O interlocutor foi o jovem rapaz, que gosta de meditar e tem um coraçãozinho de ouro.

Por estar nas ruas, Krishna nos permite encontrar pessoas muito especiais e assim essas pessoas podem, sem sombra de dúvida, entender que Ele, Deus, Krishna, está cuidando carinhosamente delas e tem um plano para cada alma. Assim podemos perceber que Krishna é suhrdan sarva-bhutanam e que também está cuidando amorosamente de nós nas ruas, nos preparando para a eternidade, nos ensinando como despertar o amor que é, em realidade, nossa natureza. Quando este amor, este serviço amoroso, este trabalho com devoção, estiver desperto, todos serão queridos por nós e nós seremos queridos por todos (BG 5.7).

Peço, portanto, a todos(as) os(as) vaishnavas(is), que são certamente as almas mais especiais de todos os universos, que me abençoem com o borrifar de uma gota de misericórdia de seus corações saturados de amor e compaixão para que esse meu coração de pedra se derreta e eu me torne um servo verdadeiro.

Todas as glórias são para a distribuição transcendental dos livros de Srila Prabhupada!

Com suas bençãos, seu servo Vinaya Sri Nitay Das Brahmacari, ISKCON Porto Alegre.

Categorias: Passatempos