Krpalu Ramananda Dasa pratica seriamente a consciência de Krsna há aproximadamente 15 anos, tendo residido alguns deles no templo de Itajaí, SC. Praticou a distribuição de livros por vários anos, sempre com grande entusiasmo e ótimos resultados. Reside em Blumenau, SC, juntamente com sua esposa, Vrajesvari Prema Devi Dasi, onde, atualmente, são pais de três filhos e empresários de sucesso com sua empresa Madhu Ghee. Demonstra grande responsabilidade com seu dever na ISKCON, o que se deve à sua experiência com a distribuição dos livros, que marcou fortemente seu coração. Junto com a esposa busca utilizar ao máximo, caridosamente, a estrutura da empresa no serviço do sankirtana. Hospedam distribuidores, usam o caminhão para o transporte de livros, suprem toda a demanda de Ghee dos 5 templos do Sankirtana Sul Yatra da ISKCON Brasil e boa parte do investimento mensal de livros.

Carta de Sankirtana: Qual a importância de distribuir livros?

Krpalu Ramananda Das: A importância é enorme, pois dentro de nossa sociedade temos um grande déficit de vida espiritual, e os livros de Prabhupada carregam remédios muito eficientes, ajudam as pessoas a se livrarem da ansiedade, que causa diversos tipos de doenças, tanto na psiquê, quanto no corpo físico. Por isso, se podemos distribuir alguns livros por dia, tal situação pode tornar-se positiva, e, assim, podemos pagar a dívida. Pois, alguém, algum dia, resolveu falar de Krishna pra você e, então, se nos sentimos endividados com isso, não é algo ruim. Nesse caminho de busca espiritual, a prática de distribuição de livros nos faz avançar de maneira muito prazerosa. Quando conseguimos transmitir às pessoas que aquilo que está escrito nos livros está dentro de nós mesmos, este é o grande ganho, pois eles querem ver a mudança que você está propondo em você mesmo.

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?

Krpalu Ramananda Das: Em 2007, quando começaram a surgir livros na BBT novamente, pois antes não havia. Durante um tempo, faziamos sankirtana com impressos de 5 folhas, era muito duro. Mas logo chegaram livros um pouco melhores, mas também com bem poucas páginas, aí então começamos a sentir o que era distribuir livros.

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Krpalu Ramananda Das: Uma vez, eu estava em Porto Alegre fazendo sankirtana em um calçadão. Passavam muito poucas pessoas neste local, mas estava fazendo livros para todas as pessoas que eu abordava. Eu creio que devo ter ficado pelo menos uns 40 minutos sendo observado por um grupo de policiais. Exatamente todas as pessoas levavam livros. Eu só me dei conta que eram policiais me observando em um dado momento, mas eu continuei fazendo o meu trabalho, explicando sobre os livros e falando com as pessoas. E os livros não paravam de sair! Então veio um médico e levou vários livros de uma só vez. Nesse momento, um dos policiais não conseguiu mais se segurar e veio falar comigo. Ele veio muito desconfiado conversar, em um tom de ameaça, tentando me amedrontar. Então eu disse para ele que estava oferecendo livros que falam sobre yoga e que as pessoas deixavam uma doação. Falei exatamente isso. Então ele disse: “Vou levar, minha mulher adora yoga!” Sim. Os policias amigos dele que estavam atrás vibraram e deram muita risada. Eles fecharam a viatura, deixaram o livro no painel e eu continuei com o yajna. Néctar! Jay Prabhupada!

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Krpalu Ramananda Das: O prazer que damos a Srila Prabhupada, a meu Guru Maharaj e também meu Siksa guru, Prabhu Hara Kanta. A eles, esse trabalho agrada muito. Então entendo que posso sentir uma fagulha do que é bhakti e, assim, recebendo bhakti de devotos tão avançados, podemos, um dia, nos sentir preparados para de fato prestar algum serviço com qualidade a Guru e Gauranga. Não existe outra forma. Pela minha pouca realização e tempo de serviço, muitas vezes me confundi tentando dizer ao meu guru instrutor o que eu deveria fazer, e claro, ele consentiu, pois ele é extremamente misericordioso. Porém, conseguimos ver que, por mais que algo esteja predito ou orientado nas escrituras, se é por capricho, os frutos geralmente são minguados, quando não corremos o risco de cair de nossa posição de aspirantes a devoção. Afinal de contas, para a maioria de nós, a missão da ISKCON ainda está mais na plataforma emergencial do que na intelectual. Temos apenas 50 anos de fundação. A terra precisa ser arada e precisa de operários.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Krpalu Ramananda Das: Excelente escolha! Seja cortês, mostre o quanto esse conhecimento lhe tornou educado e humilde. Orando a Krishna constantemente, sempre iremos sair no final do dia com grandes resultados. Lembrando que um bom resultado nem sempre é distribuir um monte de livros, embora seja isso que queiramos e precisemos. Porém, muitas vezes estamos ajudando imensamente alguém, mas nunca iremos saber, porque essas palavras fazem efeito na consciência da pessoa, e em algum momento de sua vida elas podem se tornar devotas. Por isso, devemos nos esforçar por cada pessoa que encontrarmos, esse é um ponto muito importante.

Categorias: Entrevistas