Subhadraji Devi Dasi é natural de Santarém, Pará. Morou muito tempo em Manaus, onde conheceu os devotos, em 1986 durante um harinama com distribuição de prasada. Nessa ocasião, facilmente se contagiou com a alegria e indumentária dos devotos e imediatamente integrou o movimento. Seu primeiro contato com os livros de Prabhupada foi quando encontrou um “Fácil viagem a outros planetas” jogado num terreno baldio.

Carta de Sankirtana: Qual a importância de distribuir livros?

Subhadraji Devi Dasi: Os livros de Prabhupada são a única luz capaz de tirar qualquer pessoa da escuridão da ignorância. Por isso é muito importante distribui-los.

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?

Subhadraji Devi Dasi: Não lembro com exatidão, mas nos anos 90 fiz bastante. Como eu amava o programa “Alimentos para a Vida”, não dava ênfase ao sankirtana. No ano 2000, porém, saí de Manaus, de barco, até Santarém, onde fiz bastante sankirtana. Depois atravessamos a transamazônica de carro, e fiz sankirtana em todas as cidades que parávamos.

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Subhadraji Devi Dasi: Um dia eu fui ao centro, não sai a sankirtana, mas levei alguns livros. Estava andando em um calçadão e me deparei com uma escada longa que me convidava a subir. Não resisti, então resolvi subir. Era uma sala bem grande, que estavam fazendo mudança. Nela, haviam dois homens e uma mulher. Ela se dirigiu a mim de forma desagradável e disse que não estava atendendo ninguém, pois estavam se mudando. Um homem bem vestido disse: “Deixe ela entrar. Vamos ouvir o que ela tem a dizer.” Tirei os livros da bolsa e disse: “Sou integrante do movimento Hare Krishna e estou fazendo um trabalho social de conscientização através desses livros. Eles falam de bhakti-yoga e foram trazidos da Índia por Srila Prabhupada, nosso mestre espiritual.” Ele pegou os livros de minha mão e começou a ler em voz alta. Então parou e disse: “O trabalho que você está fazendo, menina, é muito importante. Não desista nunca.” Então ele escolheu três livros e me devolveu os outros, o outro homem ficou com um livro e a mulher também ficou com um para si. O primeiro homem me agradeceu e disse que tinha sido feliz naquele lugar, mas com esses livros ele estava fechando com chave de ouro. Eu senti uma felicidade tão grande, que senti que foi naquele momento que eu verdadeiramente comecei a fazer sankirtana. Todas as glórias a SrilaPrabhupada!

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Subhadraji Devi Dasi: A imensa gratidão que tenho por Srila Prabhupada, por meu mestre espiritual Dhanvantari Swami e a pela maior qualidade de Srimati Radharani, que é a misericórdia. Tentar seguir esse exemplo é o mínimo que tento fazer.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Subhadraji Devi Dasi: Estude e pratique o primeiro capítulo do Bhagavad Gita, que enfatiza Kuruksetra e Dharmaksetra. Temos que fazer desse campo, chamado corpo, um lugar sagrado. Escolha um tema que você queira pregar e estude até dominá-lo. Então, carregue Prabhupada nas lembranças, na mente e no coração. Não tenha medo e nem vergonha, esse é o melhor trabalho que podemos fazer. Hare Krsna!

Categorias: Entrevistas