Encontrei a Gabriela e sua mãe, Iolanda, num dia nublado em Curitiba, e ela imediatamente demonstrou interesse pelos livros e pela indumentária devocional. Iolanda disse que a filha há muito tempo queria conhecer um templo e já havia visto na internet alguns endereços. Depois de uma conversa breve e de elas levarem um livro pequeno, anotei o seu contato e passei o endereço do templo. No mesmo dia elas apareceram no programa noturno. Apesar do entusiasmo, a mãe de Gabriela apresentava um aspecto muito triste, devido a que estavam em Curitiba para uma cirurgia para remover um câncer no maxilar da filha.

Acontece que a Gabriela já havia feito um transplante de medula óssea alguns anos atrás e,  em Curitiba – isso fomos descobrir depois – uma irmã sua havia abandonado o corpo num hospital.

Apesar de tudo, Gabriela parecia não se importar muito com isso, ela estava mais interessada pela filosofia, por saber mais sobre o mantra Hare Krishna, sobre a prasadam e como oferecer o alimento a Krishna – ela já era vegetariana. Nesse dia, elas levaram o Bhagavad-Gita e saíram muito vivificadas pela experiência no templo.

Como elas estavam hospedadas numa pensão, nós nos comprometemos a levar prasadam  enquanto elas esperavam pelo dia da cirurgia. Mantivemos contato pelo Whatsapp e Gabriela estava muito ávida por aprender a consciência de Krishna.

Passados alguns dias, Gabriela fez a cirurgia e disse que estava tudo bem e que provavelmente depois de uma semana estaria bem melhor. Isso foi numa sexta feira.

Na próxima quarta feira, a mãe foi ao templo e disse que não via a Gabriela desde domingo, quando ela foi para a UTI. Devido ao covid-19, ela não tinha informações sobre o estado de saúde da filha e estava muito preocupada. A mãe comentou que pouco antes de ir para a UTI, quando começou a sentir-se mal, a Gabriela, que não podia falar, pediu para a mãe e para outras pessoas que estavam no quarto que cantassem Hare Krishna e dançassem ouvindo uma gravação de Prabhupada. Essa foi a última coisa que ela falou para a mãe.

Nessa segunda visita da mãe ao templo demos uma japa e uma kanti para serem entregues para a Gabriela, que devido ao seu último pedido, demonstrou que realmente estava pronta para qualquer coisa, mesmo para abandonar o corpo.

No dia seguinte, a mãe conseguiu visitá-la no hospital levando a kanti, a japa e uma imagem de Nrsimhadeva e Hanuman. Nesse mesmo dia, Bhaktin Gabriela abandonou o corpo.

Temos confiança de que ela, como ela mesma disse, está realmente muito melhor agora.

Orientamos a mãe a fazer a cerimônia de fogo e ela aceitou prontamente. Também a ensinamos a cantar a japa mala em honra a filha.

P.S. Depois da cerimônia de fogo a mãe nos contou que Gabriela desejava ser cremada, e que havia aparecido em um sonho para ela onde as duas cantavam Hare Krishna juntas!

Sankirtana yajna ki jaya!!!

Seu servo,

Mahananda Murari Das

Categorias: Passatempos