Mahananda Murari Dasa conheceu os devotos em 2015 e logo foi morar no templo. Desde o início demonstrou grande propensão à austeridade e perfil de líder e pregador, o que o levou, ao longo desses anos, a ser ocupado em administração de templos e, principalmente, distribuição dos livros de Srila Prabhupada. Até hoje Mahananda inspira muito os devotos pela dedicação, sinceridade, compromisso e inúmeras outras qualidades.

Carta de Sankirtana: Qual a importância de distribuir livros?

Mahananda Murari Das: Dentre os quatro pilares que Sua Divina Graça Srila Prabhupada nos legou, os livros são a base. E distribuir os livros de Srila Prabhupada é ajudá-lo a plantar sementes de devoção no coração das entidades vivas. Deixar cair milhares de livros no colo das almas condicionadas é a maior misericórdia, pois, por mais que sejamos desprovidos de potência espiritual, os livros têm seu poder. E, às vezes, o sankirtaneiro fica dotado de poder e enfrenta qualquer perigo.  Mas mesmo que não saiam livros, se o devoto permanece no campo de batalha, desapegado do resultado, seu coração será limpo pela austeridade, então a misericórdia também cai sobre o sankirtaneiro. E como costuma dizer meu mestre espiritual instrutor, Sua Graça Hara Kanta Das: A distribuição de livros é a escola da vida!

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?

Mahananda Murari Das: Comecei a distribuir poucas semanas depois de vir morar no templo, na maratona de dezembro de 2015. Mas minha primeira experiência com a distribuição de livros foi ainda em outubro quando viajei com uma caixa de livros para distribuir para familiares e amigos. E a “sorte de principiante” bateu nos primeiros dias. No entanto, levou algum tempo a mais para que eu realmente pegasse gosto pela distribuição, o que se intensificou depois que eu li Prabhupada- um santo no século XX.

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Mahananda Murari Das: Existem muitas histórias especiais. Todos que vivenciam a experiência de distribuir livros sabem como é. Pessoas e lugares incríveis que encontramos na distribuição, nos viajeiros, nas mais inusitadas situações. Mas existe uma história especialmente especial, por que envolve outro devoto: um rapaz que frequentava o templo de Itajaí resolveu fazer uma experiência no templo. Isso me surpreendeu porque apesar da frequência parcialmente regular, ele não demonstrava um interesse maior pela pregação ou pela vida no ashram. Quando ele ainda estava decidindo-se a ficar no templo o Prabhu Hara Kanta e eu fomos levá-lo até sua casa. No meio do caminho eu desceria na praia para distribuir livros na areia. Quando chegamos no campo de sankirtana eu pensei e perguntei: “Prabhu Hara Kanta, será que o bhakta não pode ficar no sankirtana comigo agora? Depois ele vai pra casa de ônibus.” Hara Kanta Prabhu concordou. Sai com o bhakta e ele estava meio tímido, a princípio eu o apresentava para um grupo de pessoas e ele assumia e pregava para o grupo. Ele saiu-se muito bem desde seu primeiro dia e hoje ele compõe regularmente os primeiros lugares na carta de sankirtana, atendendo pelo nome de Vinaya SriNitay Das, e eu me sinto muito afortunado de ter podido fazer parte desse passatempo.

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Mahananda Murari Das: O que me inspira a distribuir livros é o exemplo de Srila Prabhupada, de meu Guru Maharaj, Sua Santidade Jayapataka Swami e de seus seguidores sinceros que não poupam esforços para dar ao mundo a consciência de Krishna. Não fosse por eles, nem consigo imaginar em que inferno eu estaria hoje.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Mahananda Murari Das:Lute pelo simples fato de lutar, sem levar em consideração vitória ou derrota, perda ou ganho, felicidade ou aflição. ” (B.G. 2.38) A distribuição de livros é o instrumento de uma revolução espiritual na sociedade, e revolução significa derrubar galões e galões de sangue para que o serviço seja feito. Então seja determinado. Pode ser que alguém não leve um livro na primeira vez, mas por ver a confiança e determinação do sankirtaneiro, essa pessoa pode amolecer seu coração e dar uma contribuição para o Movimento, ou quem sabe, da próxima vez, levará um livro, mas o mais importante é que ela saia com uma boa impressão, assim um dia, pela misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu, ela se aproximará e se renderá.

Categorias: Entrevistas