Jahnava Isvari Devi Dasi é de Porto Alegre e conheceu o movimento através da distribuição de livros. Atualmente se dedica integralmente no movimento de sankirtana, como uma residente do Templo Hare Krishna de Itajaí. Nos últimos meses tem saído mais às ruas e está se organizando para participar das próximas maratonas.

Carta de Sankirtana: Qual a importância de distribuir livros?

Jahnava Isvari Devi Dasi: É nosso dever e nosso privilégio participar desse movimento de harinama sankirtana. Esses livros foram escritos cuidadosamente por Srila Prabhupada, e são um alívio de 10.000 anos em meio a uma incandescente kali-yuga. Dessa forma, devemos espalhar tantos livros quanto possível, para beneficiar o maior número de pessoas. Nosso guru preeminente dizia: “Apenas um sloka, e sua vida será bem-sucedida.”

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?

Jahnava Isvari Devi Dasi: Saí à distribuição de livros pela primeira vez há um ano. Depois de frequentar o templo de Porto Alegre por alguns meses, saí com duas devotas a sankirtana, por incentivo dos devotos residentes do templo. Mais tarde, quando fui residir no templo de Curitiba, tive o apoio e incentivo de outros devotos e de meu mestre espiritual, SG Hara Kanta Das, para sempre que possível distribuir livros e nessa última maratona pude me engajar um pouco mais nesse serviço.

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Jahnava Isvari Devi Dasi: Na última maratona, estava distribuindo livros em São Paulo, e numa tarde custava a sair livros. Essas situações são ainda mais especiais para termos a chance de nos rendermos, então orei a Krishna para continuar o serviço independente do resultado. À noite, como de uma forma mágica, todos com quem eu falava se interessavam pelos livros, de forma sucessiva. Pediam mais de um livro, perguntavam onde era o templo, perguntavam sobre Krishna. Todos os livros que eu levei na mochila acabaram em poucas horas, e sobrou apenas o Bhagavad-Gita. Então, abordando um a um apenas com o Gita na mão, ele custava a sair. Fui me juntar a minha parceira de sankirtana, que estava numa abordagem e já tinha distribuído seus Gitas. Quando chego na mesa a moça com quem ela falava disse “…mas eu queria um livro grande, azul… Aquele!” e apontou na minha direção. Ela era estudante de psicologia e já tinha adquirido livros de Prabhupada em Porto Alegre, de outro devoto. Ela deu uma doação pelo Bhagavad-Gita e tivemos uma conversa muito agradável.

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Jahnava Isvari Devi Dasi: A constante lembrança do sacrifício que Srila Prabhupada fez para nos entregar essa literatura; a misericórdia de oferecer este serviço a meu mestre espiritual, SS Jayapataka Swami, para ajudá-lo na sua missão direta com Srila Prabhupada; e ver constantemente meus irmãos espirituais e siksa guru engajados na pregação e na consciência de pregação.

Conheci a consciência de Krishna encontrando os devotos distribuindo livros nas ruas, e foram necessários 6 livros para que eu visitasse um templo. Sinto que, como eu, muitos estão esperando o contato com vaishnavas para começarem a praticar sua vida espiritual.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Jahnava Isvari Devi Dasi: A associação com os devotos e o sadhana ajudam muito. Além disso, ler diariamente o Néctar da Distribuição de Livros, passatempos de sankirtana e outras citações para constantemente se inspirar a esse serviço, que era tão querido a Srila Prabhupada.

Categorias: Entrevistas