Lokasaksi Dasa, discípulo de Śrīla Prabhupada, é natural de Santa Cruz do Rio Pardo, SP. Foi um dos fundadores do Movimento Hare Krishna no Brasil, tendo se rendido a Śrīla Prabhupada em abril de 1973, na cidade de São Paulo. Foi tradutor da BBT, diretor do primeiro Gurukula em Nova Gokula, presidente de vários templos e membro do GBC para o Brasil entre 1989 e 1994. Tem licenciatura em Filosofia e Doutorado em Ciência da Religião pela UFJF.

Carta de Sankirtana: Qual é a importância de distribuir livros?

Lokasaksi Dasa: A distribuição de livros, como Brhat Mrdanga, é a forma mais eficaz de sankirtana. Pois, enquanto o cantar e glorificar de Krishna, Seus nomes, passatempos, qualidade e associados por ser ouvido no momento, nos livros essa mensagem estará sempre vibrando. Ter os livros que trazem a mensagem da consciência de Krishna e a associação com devotos puros como Śrīla Prabhupada, realizará a maior revolução da história, a revolução da consciência.

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?

Lokasaksi Dasa: Minhas primeiras atividades de distribuir livros aconteceram em São Paulo e Recife nos anos de 1973 e 1974. Contudo, minha experiência com a distribuição de livros nas ruas foi pouca, pois sempre estive trabalhando para que a distribuição de livros acontecesse, primeiro como um dos primeiros tradutores na BBT entre 1975 e 1976 e depois como presidente de Templo ocupado prioritariamente na distribuição de livros, no Rio de Janeiro e São Paulo entre 1981 a 2004. Também entre os anos de 1976 e 1980, quando trabalhei como Relações Públicas e Assuntos legais da ISKCON no Brasil, distribuí muitos livros para pessoas importantes, como líderes religiosos, artistas e políticos.

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Lokasaksi Dasa: Esse passatempo aconteceu no Rio de Janeiro durante a maratona de Natal de 1983, quando distribuíamos livros em um ónibus, com o saudoso Citraka Prabhu. Depois de ter distribuído as livros para as pessoas na hora de ser falado o mantra de sankirtana, pedindo a contribuição, dois passageiros, que eram assaltantes, levantaram e renderam todos os passageiros e esvaziaram as suas carteiras, mas passaram pelos devotos sem mexer com eles. Ao descer do ônibus, se dirigiram aos devotos e desejaram boa sorte. Essa é a proteção do Senhor Narasimhadeva ao movimento de sankirtana!

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Lokasaksi Dasa: Às vezes, quando leio os livros de Śrīla Prabhupada e dos Acaryas vaishnavas, visualizo estar na posição de quem adquire os mesmos, e isso me dá um desejo irresistível de tornar esses tesouros acessíveis a todos.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Lokasaksi Dasa: Leia e estude profundamente os mesmos, isso nos inspira a distribuí-los.

Categorias: Entrevistas