Vinaya Sri-Nitay Dasa Brahmacari (JPS) é natural do Mato Grosso e criado catarinense. Conheceu o Movimento Hare Krishna há dois anos e, atualmente, se dedica à distribuição dos livros de Srila Prabhupada em Porto Alegre Mandir.

Carta de Sankirtana: Qual a importância de distribuir livros?

Vinaya Sri-Nitai Dasa:  Em 15 de novembro de 1971, Srila Prabhupada escreve para seu discípulo Lalita Kumara Dasa: “Se você simplesmente proceder com essa atividade de distribuir meus livros, todo o sucesso estará lá”. De uma atividade: todo o sucesso. Quando distribuímos os livros de Sua Divina Graça, nós estamos garantindo a incontáveis entidades vivas (nós inclusive) progresso espiritual eterno, e, para aqueles que entram em contato, pelos livros, com as palavras saturadas de compaixão do devoto puro, há, então, a chance única, em todo o universo, de a jiva iludida recobrar sua consciência de Krishna e voltar para casa, voltar ao supremo. Além disso, quando o sankirtana está vivo, todo o yatra vibra o entusiasmo da pregação, os devotos ficam satisfeitos e veem o progresso espiritual deslanchando em uma velocidade sem precedentes. A congregação cresce, aparecem bhaktas, as contas ficam em dia etc. Uma atividade: todo o sucesso. Por ser a atividade que mais agrada a Krishna, é a atividade que mais agrada nosso parampara, portanto Prabhupada se delicia com o êxtase do sankirtana-yajna, e o devoto que agrada o mestre espiritual experiencia a bem-aventurança que é exclusiva da realização aspecto Bhagavan de Krishna.

Carta de Sankirtana: Quando começou a distribuir livros?

Vinaya Sri-Nitai Dasa: Comecei a distribuir livros nos primeiros dias da primeira semana em que fui residir no templo. Hara Kanta Das Prabhu me convidou para acompanha-lo até a praia Brava (Itajaí, Santa Catarina) para levar alguns sankirtaneiros ao campo de batalha. Quando chegamos ao destino, os devotos iam descendo e eu perguntei se deveria ir junto, e nosso siksha disse que eu poderia escolher voltar para o templo ou acompanhar os devotos. Ficaria a meu critério. Como eu gosto de novidade e um desafio, resolvi que iria junto com os devotos. Mahananda Murari Dasa foi meu treinador naquele dia (assim como dali em diante) e, pela graça dele, que me apresentava, falando: “Hoje é o primeiro dia dele. Ele vai apresentar para vocês o nosso trabalho, uns livros etc.”, e da misericórdia de Krishna, logo nas primeiras pessoas saiu uma Bhagavad-gita, tornando minha entrada no sankirtana muito suave. Pura misericórdia. Desde então, esse é o meu serviço primário.

Carta de Sankirtana: Gostaria de nos contar alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Vinaya Sri-Nitai Dasa: Sou um monge meio desastrado. Teve um dia no Rio de Janeiro em que eu estava distribuindo livros perto de um Shopping, e chega o momento em que abordo uma senhora. Logo de cara, já vou tentando introduzir os livros com um sorriso e falando sobre o nosso trabalho, e ela foi rejeitando, dizendo que já conhece, que não tem tempo – todas aquelas desculpas que bem conhecemos. Ela acabou não segurando os livros. Então, inesperadamente, tenho algum tipo de espasmo que só é observado na musculatura das pessoas desastradas, e da minha pilha voa um livro em direção à senhora, que o pega no ar. Nesse momento, ocorreu uma mudança. Pegar o livro trouxe o saldo piedoso necessário. Ela abriu um sorriso espontâneo e falou: “Bem! Esse quer vir comigo!” Então, ela trocou o livro que pegou por outro na pilha, perguntou quanto custava e levou o livro. Krishna faz tudo, e, no sankirtana, temos a maior oportunidade de perceber que não fazemos nada. É tudo Krishna.

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Vinaya Sri-Nitai Dasa: A satisfação do mestre espiritual, o avanço espiritual e o quanto beneficia as outras pessoas. Sankirtana é a atividade mais auspiciosa e nos permite experienciar muitas realizações no serviço devocional. Isso fortalece a fé e renova o serviço, trazendo sempre um frescor transcendental à atividade de pregação.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Vinaya Sri-Nitai Dasa: Se associe com sankirtaneiros, leia seus livros, assista seus vídeos, saia com eles às ruas, estude como eles falam, como mantêm seus corpos, qual é o seu sadhana e tudo sobre esses devotos. Seja mais atento ao cantar dos santos nomes, leia o Néctar da Distribuição de Livros diariamente e estude os livros de Srila Prabhupada.

Categorias: Entrevistas