Jayapataka Swami recebeu iniciação de Srila Prabhupada em 1968. É um grande entusiasta da distribuição de livros e da pregação congregacional. É o sannyasi mais antigo da ISKCON, atua como codiretor na comunidade de Mayapur, é membro de vários comitês do GBC e também é um dos ministros do Departamento de Desenvolvimento Congregacional. Mesmo com sua saúde debilitada, viaja ao redor do mundo pregando e inspirando a todos.

Carta de Sankirtana: Você poderia nos contar sobre sua experiência na distribuição de livros?

Jayapataka Swami: Comecei a distribuir os livros de Srila Prabhupada em 1968, quando ainda não havia muitos títulos. Só tínhamos a revista Volta ao Supremo, a Bhagavad-gita impressa pela editora Macmillan e alguns livros pequenos. Para mim, era muito purificante poder sair a sankirtana todos os dias, e, como um devoto começando, aprendi muitas coisas. Quando uma pessoa me perguntava algo e eu não sabia uma resposta, eu dizia que iria descobrir e lhe dizer. Dessa forma, eu estava me preparando para sempre responder.

Depois, eu fui para a Índia, e lá tínhamos pequenos ônibus para ir a sankirtana, e os enchíamos de livros. Naquela época, as estradas não estavam em boas condições; portanto, às vezes, com tanto peso, os pequenos ônibus atolavam. Houve um tempo em que podíamos vender as Gitas por uma rúpia, então simplesmente chamávamos as pessoas na rua gritando: “Bhagavad-gita por uma rúpia! Leve sua Bhagavad-gita por uma rúpia!” E as pessoas faziam fila para conseguir sua cópia. Às vezes, distribuíamos 300 cópias. Foi muito extático! E os empresários nos expulsavam: “Vocês estão nos arruinando!”

Vários sannyasis participavam: Bhakti-caru Swami, Bhakti Purushottama Swami, Gouranga Prema Swami… E distribuímos muitos livros. Então, Srila Prabhupada escreveu para mim e me disse que eu tinha que distribuir dez mil livros grandes e cem mil livros pequenos por mês. Então, preciso da ajuda de vocês, porque, se eu não distribuir essa quantidade de livros, ficarei ainda mais endividado com Srila Prabhupada.

Carta de Sankirtana: Qual a importância da distribuição de livros em nosso movimento?

Jayapataka Swami: No início, Srila Prabhupada distribuía a Volta ao Supremo, e um amigo dele lhe disse: “Se você distribuir livros grandes, as pessoas o protegerão e cuidarão para sempre.” Os livros são a coisa mais importante para os devotos da consciência de Krishna, e distribuí-los é um dos principais objetivos para os quais Srila Prabhupada decidiu vir para o Ocidente.

Quando você tem um livro em mãos, é o mesmo que ter Krishna em mãos. E um livro distribuído é igual a muitos, muitos dias, semanas e até meses de pregação. Este é um dos serviços que não pode ser realizado no mundo espiritual: pregar às almas condicionadas. O Senhor Krishna foi muito gentil e nos deu a Bhagavad-gita e outros shastras, e mais tarde Srila Prabhupada os traduziu para esclarecer seu propósito. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura disse que, se ajudarmos Srila Prabhupada, também receberemos ajuda. Esta é a nossa oportunidade de ajudar Srila Prabhupada a distribuir livros e, assim, obtermos a misericórdia de Krishna.

Carta de Sankirtana: Gostaria de enviar uma mensagem ou conselho especial?

Jayapataka Swami: Srila Prabhupada perguntou uma vez: “Estamos distribuindo milhares e milhares de livros. Onde estão os devotos?” Você não precisa apenas distribuir livros, mas também fazê-lo da maneira apropriada. Temos que convidar pessoas para os templos, programas nama-hatta, bhakti-vriksa… E assim podemos cuidar deles, e assim eles começarão a ler outros livros de Srila Prabhupada. Isso é muito importante: você deve fazer bom uso dos contatos que os sankirtaneiros fazem. Eles devem ser usados ​​rapidamente, porque, de acordo com a nossa experiência, quando um devoto encontra um não devoto, ele sente a influência pessoal do devoto. Porém, depois de um tempo, muitas vezes eles esquecem rapidamente. Então, é importante coletar os dados das pessoas mais favoráveis ​​e manter contato com elas. O sankirtaneiro pode escrever para ele algumas vezes e, depois, deixar a tarefa para outro devoto. Temos que aproveitar oportunidades para avançar ainda mais na consciência de Krishna.

Srila Prabhupada é muito famoso por distribuir a misericórdia de Nitai-Gaura. O Senhor Chaitanya disse, bolo krishna bhaja krishna koro krishna sikha: “Cante Hare Krishna, pratique a consciência de Krishna e leia e distribua livros.”

Categorias: Entrevistas