Rasarnava Gouranga Dasa nasceu em 1994 na cidade de Carazinho-RS. Atualmente, reside na ISKCON Porto Alegre e é um dos líderes do templo e incentivadores do sankirtana no Sul Yatra. Seu serviço é a distribuição de livros e a adoração às Deidades.

Carta de Sankirtana: Qual a importância de se distribuir livros?

Rasarnava Gouranga Dasa: Qual é a importância da base de um edifício? Sustentar toda a estrutura do prédio. Srila Prabhupada nos ensinou que “os livros são a base”; são eles, portanto, que sustentam todo o nosso Movimento.

Sustentam tanto financeiramente, como uma fonte de renda para os templos, como espiritualmente, dando uma boa consciência para os devotos.

Prabhupada nos ensina que “pregação é a essência” e que a melhor pregação é a distribuição de seus livros. Quando se tem consciência de pregação, todas as diferentes atividades do templo são bem executadas, desde a limpeza, cozinha, pujari, aula etc. Pois os sankirtaneiros estão nas ruas convidando as pessoas a virem ao templo, e tudo deve estar bom para recebê-los.

Em uma palestra de Chaitanya-chandra Prabhu (campeão mundial de sankirtana), foi dito por ele que o fruto maduro da árvore de bhakti só pode ser experimentado quando compartilhado. Portanto, a distribuição de livros, além de beneficiar muito as almas condicionadas, outorga um avanço espiritual imensurável aos sankirtaneiros.

Carta de Sankirtana: Quando você começou a distribuir livros?

Rasarnava Gouranga Dasa: Quando fui morar no templo, o nosso siksa-guru e líder do yatra, Hara-kanta Prabhu, sempre enfatizava muito a importância de sair em sankirtana e como esse serviço satisfaz Srila Prabhupada. Então, eu ajudava na parte da manhã na cozinha, no Alimentos para a Vida, e de tarde saía para distribuir livros até a hora do estudo da Bhagavad-gita. Eu voltava e dizia: “Prabhu, não saiu nada”, e Hara-kanta Prabhu respondia: “Como não saiu nada? E a sujeira do seu coração?” Então, desde o começo eu apreciava o sankirtana porque eu sabia que limpava coração.

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Rasarnava Gouranga Dasa: Sempre que a mente começa a pregar durante o sankirtana, lembro desse passatempo. No segundo dia de uma maratona de julho em São Paulo, capital, eu fiquei completamente sem voz. Então, eu estava muito “na mental”, porque a avenida Paulista é muito barulhenta e é difícil parar as pessoas, o que requer um tom de voz no mínimo audível. Então, liguei para Hara-kanta Prabhu e expliquei a situação (esperando a instrução de ir descansar para estar bem no dia seguinte). Entretanto o Prabhu me instruiu a permanecer ali, no campo de batalha, e executar o meu dever sem apego ao resultado. Então, eu fiz isso, esperando resultado nenhum, mas me esforçando bastante. De alguma forma muito mística, todas as pessoas que eu falava paravam, se esforçavam para me ouvir e levavam os livros, enquanto meus irmãos espirituais corriam de um lado para o outro atrás dos paulistanos apressados. Naquele dia, cheguei perto dos 80 pontos, o que nunca tinha acontecido comigo até então. Fortificou muito minha fé nas instruções do meu guru e trouxe de maneira muito vívida a realização de que devemos dar o melhor de nós, mas completamente dependentes da misericórdia do guru e Krishna.

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Rasarnava Gouranga Dasa: Primeiramente, me sinto inspirado por ver as declarações de Srila Prabhupada sobre essa atividade de sankirtana e como nosso acharya sentia prazer transcendental ao ver seus livros sendo distribuídos. Quando vejo o líder do yatra que resido trabalhando duramente para ter mais e mais devotos nas ruas e criando todo um amparo para que os distribuidores de livros possam estar focados na pregação, sinto uma grande inspiração em dar o melhor de mim. Me sinto muito inspirado por ver o comportamento dos devotos que são distribuidores de livros, sempre com muito entusiasmo e muitas realizações. São pessoas muito dispostas a servir e muito determinadas a sacrificar o seu conforto pelo benefício dos outros. Outra fonte de inspiração acontece quando presencio devotos seniores contando suas lilas de sankirtana com brilho nos olhos, demonstrando que essa era a atividade que mais lhes trouxe avanço e bem-aventurança. São muitas fontes de inspiração, que posso apreciar hoje porque fui educado, desde que entrei no Movimento, a valorizar esta que é, segundo Srila Prabhupada, nossa atividade mais importante.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Rasarnava Gouranga Dasa: Aconselho que a pessoa leia o Srila Prabhupada Lilamrita. É muito inspirador ver o nível de esforço que Srila Prabhupada empreendeu para que seus livros fossem publicados e distribuídos amplamente. Aconselho que faça da distribuição dos livros de Srila Prabhupada o meio e a meta do seu sucesso espiritual. Que execute esse serviço tentando ao máximo fazê-lo como um gesto de compaixão para com as almas condicionadas, pois mesmo se uma pessoa simplesmente segura um desses livros o serviço devocional dela já começou, e a vida materialista começa a ter fim.

Categorias: Entrevistas