Govinda Gopal Dasa estudou Teologia Vaishnava no Instituto Jaladuta da ISKCON. Brahmana iniciado por Param Gati Prabhu, Govinda Gopal é monge residente do Centro Hare Krishna de Bhakti Yoga, em São Paulo, e se dedica há mais de 15 anos a atividades missionárias.

Carta de Sankirtana: Qual a importância de se distribuir livros?

Govinda Gopal Dasa: O tema da importância da distribuição de livros é bem extenso. Portanto, eu gostaria de comentar a minha experiência pessoal com essa prática.

O meu primeiro contato com Srila Prabhupada foi numa loja de livros usados. Nessa loja, eu comprei um livro dele, A Perfeição do Yoga. Depois, eu voltei e comprei outro, e depois outros. Logo em seguida, eu conheci os devotos. A partir daí, a minha vida mudou completamente. Foi nos livros de Srila Prabhupada que eu encontrei todas a respostas para os meus questionamentos, e continuo até hoje encontrando tais respostas, e respostas a perguntas que eu não conseguiria formular pelo uso da minha própria inteligência.

Portanto, distribuir os livros de Srila Prabhupada é ser um instrumento para que mais pessoas possam ter as suas vidas transformadas positivamente através da associação (vani) com a pessoa de Srila Prabhupada, outros mestres espirituais e escrituras reveladas, tais como a Bhagavad-gita, o Srimad-Bhagavatam, o Sri Isopanisad, dentre outras.

Carta de Sankirtana. Quando começou a distribuir livros?

Govinda Gopal Dasa: Em 2003, no Rio de Janeiro. Porém, eu pude obter experiências mais intensas a partir de 2009, quando participei da minha primeira maratona de sankirtana, me dedicando, assim, integralmente à atividade.

Carta de Sankirtana: Gostaria de contar-nos alguma história especial que tenha acontecido enquanto distribuía livros?

Govinda Gopal Dasa: Srila Prabhupada explica que o desejo de fundir-se no absoluto impessoal é um desejo suicida. E como nós sabemos, a sua missão é libertar os países ocidentais, que estão cheios de impersonalismo e niilismo.

Porém, atualmente, os índices de suicídio têm crescido anualmente. Hoje, estatisticamente falando, morre uma pessoa a cada 46 minutos no Brasil.

Por duas vezes, eu me lembro de ter parado em sankirtana diferentes pessoas que disseram estar indo cometer suicídio. Porém, desistiram, depois de ouvir sobre a consciência de Krishna. Isso mostra o quanto é importante os soldados do exército do movimento de sankirtana estarem nas ruas. Como mensageiros espirituais, eles podem, pela graça do guru e de Krishna, salvar pessoas de uma tentativa de suicídio, tanto espiritual quanto material.

Carta de Sankirtana: O que te inspira a distribuir livros?

Govinda Gopal Dasa: Ver a capacidade de transformação que os livros de Srila Prabhupada têm na vida das pessoas. É muito gratificante podermos nos deparar com uma dentre milhares de pessoas que esteja em busca de conhecimento espiritual e, ao se deparar com os livros de Srila Prabhupada e lê-los, ela possa obter as respostas para os seus questionamentos.

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a alguém que quer distribuir livros?

Govinda Gopal Dasa: Estudar os livros, ter um bom sadhana e, principalmente, se associar com pessoas entusiastas em fazer sankirtana.

Categorias: Entrevistas