Todas as glórias sejam a Srila Prabhupada!
Todas as glórias sejam a Sri Sri Guru e Gauranga!
Por favor, aceitem minhas humildes reverências.

A distribuição de livros é o alicerce da história da ISKCON.
Quando Srila Prabhupada chegou nos Estados Unidos, em 1965, carregava consigo a gloriosa missão que herdou de seu gurumaharaja, alguns poucos dólares e o Srimad Bhagavatam que havia traduzido ainda quando estava na Índia.

Desde então, a distribuição de livros tomou proporções inimagináveis e a BBT se tornou a maior editora de filosofia védica do mundo. Tudo era sobre sankirtana. Enquanto a BBT se esforçava para publicar os títulos e encher de livros as prateleiras dos templos, os sankirtaneiros lutavam para esvaziá-las. Srila Prabhupada entrou na competição transcendental, dizendo: “estou à frente de ambos com as minhas traduções”.

Para amenizar a dor que sentiríamos, Prabhupada declarou: “viverei para sempre em meus livros”. E ele entrou para a nitya-lila traduzindo o Bhagavata Purana.

Isso é muito simbólico. Alguém que compreende a história da ISKCON naturalmente estimula
a publicação e a distribuição de livros. Não é necessário sermos exímios pregadores ou peritos em técnicas de vendas, porque quem prega é nosso querido jagad-guru, e quem dá o resultado é o Senhor Supremo, Sri Krishna.

Há tantas maneiras de fazer sankirtana! Ir regularmente às ruas, levar um livrinho consigo
quando vai ao trabalho, conversar com aquele amigo mais favorável, doar livros às bibliotecas, apoiar a BBT, ajudar a cuidar e a manter o templo ou centro da sua cidade, incentivar os sankirtaneiros…

O Senhor Chaitanyadeva declara: “Ouça, ouça, Nityananda! Ouça, Haridasa! Façam Meu comando conhecido em todos os lugares! Vão de casa em casa e implorem a todos os residentes: “Por favor cante o nome de Krishna, adore Krishna e ensine outros a seguir as instruções de Krishna. Apenas repita isto para eles e façam-nos cantar apenas o nome de Krishna. No final do dia, venham e me dê o seu relatório.” (Caitanya Bhagavata, Madhya-kanda, Cap. 13)

É possível entregarmos o relatório desse serviço para a forma arca-vigraha do Senhor Chaitanya. No templo, no primeiro horário do dia, oferecem-se os resultados às deidades de quantas pessoas adquiriram as joias de Srila Prabhupada.

Todos esses livros já têm seus donos: cabe aos devotos acharem quem são. Os livros são
bombas-relógio, esperando pacientemente tornar chandalas em devotos puros de Krishna.

Oro aos vaishnavas para que eu nunca esteja afastada desse grande harinama sankirtana, e
que cada vez mais todos se engajem nesse sacrifício.

Todas as glórias sejam ao grandioso movimento de sankirtana de Sri Chaitanya Mahaprabhu!

Vossa serva,
Jahnava Isvari devi dasi

Categorias: Opinião