Hare Krishna!

Por favor, aceitem minhas mais respeitosas reverências.

Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Todas as glórias ao meu querido mestre espiritual S.S. Jayapataka Swami Maharaja.

Todas as glórias aos devotos reunidos(as).

Com tantas misérias acontecendo neste mundo material, é imprescindível que possamos encontrar o maior número de devotos nas ruas distribuindo a misericórdia em forma de livros, os quais são um presente dado por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Com nossa pouca inteligência e atitudes impuras, não podemos conceber toda a energia física e espiritual que Srila Prabhupada colocou em tantas atividades devocionais, mais especialmente em traduzir os textos védicos para a língua inglesa. Dormir pouquíssimo, atender todos os discípulos e bem-querentes – seja fisicamente ou através de cartas escritas pessoalmente com carinho -, pregação, administração, viagens pelo mundo todo e, ainda assim, traduzir com muita concentração e energia espiritual as escrituras sagradas. Quanto êxtase ele deve ter sentido ao saber que seus livros estavam sendo traduzidos não somente para o inglês, como também para diversas línguas? É importante lembrarmos que tudo isso foi para nos salvar. Foi somente por misericórdia sem causa de tantas pessoas santas que estamos hoje tentando fazer algum serviço. Esse desejo de reconhecer todas as austeridades que grandes almas vivenciaram para salvar-nos da ilusão é algo que devemos levar por toda a vida.

Nosso objetivo neste mundo é servir ao Guru e a Srila Prabhupada em sua missão de espalhar os ensinamentos da Suprema Personalidade de Deus para o maior número de pessoas, e não há nada mais fidedigno do que fazer isso da maneira que Srila Prabhupada instruiu: distribuindo livros. É no momento da distribuição de livros que Srimati Radharani está olhando em especial aos sankirtaneiros, pois eles estão falando de Seu amado Krishna para uma alma que está em um corpo completamente iludido.

Todos estão buscando alguém ou algo em que acreditar, alguma solução para seus sofrimentos, uma resposta definitiva de que sua vida vai mudar, e nada melhor do que um devoto aparecendo repentinamente na frente dessa pessoa, naquele momento, para dizer aquilo que pode despertar a alma. Quantos bhaktas e bhaktins começaram com um livro?

“Aquele livro estava parado ali na estante da minha avó”, ou “vi uma pessoa usando umas roupas diferentes e fiquei curioso pra saber o que ele tinha a oferecer”, ou “encontrei os livros em um sebo” (loja de livros usados), ou “uma devota foi muito querida, ela me parou no ano passado e…” Tantas histórias maravilhosas! Isso só é possível por causa dos livros. “Livros são a base.” Este é o ensinamento dado por Srila Prabhupada e que devemos levar muito a sério.

O que significa a palavra “base”? A base é algo que serve de fundamento, alicerce, e dá o sentimento de estarmos seguros. Sem a base, como ficamos? Perdidos nesse oceano de misérias.

Estar nas ruas distribuindo livros de Krishna é, sem dúvida, uma atitude de desejar reciprocar com Ele aquilo que somente a alma pode explicar. É muito bom ver que tantas pessoas se uniram para distribuir livros ou compraram livros para dar de presente, deixando em algum lugar para que outras pessoas possam ler.

Oro para que todos possam colaborar de alguma forma com este movimento de sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu. Krishna precisa de apenas uma pessoa para mudar o mundo. Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Sua serva, Vrajesvari Prema Devi Dasi.

Categorias: Editorial