Gouranga! Hare Krishna, devotos e devotas. Por favor, aceitem minhas humildes reverências.

Todas as glórias são para Sri Sri Gaura-Nitay, que abriram o mercado dos Santos Nomes nesse planeta!

Todas as glórias são para nosso guru-parampara, que expandiu e consolidou o mais munificente negócio de família.

Todas as glórias são para Srila Prabhupada, o Senapati Bhakta, que tornou acessível à todas as vilas e aldeias o que há de mais precioso em todos os três mundos.

Golokera premadhana harinama sankirtana

Em uma de suas canções, Śrīla Narottama dāsa Ṭhākura canta:

“Meu coração está sempre queimando no fogo da existência material, e eu não fiz provisões para sair. O único remédio é hari-nāma-saṅkīrtana, o cantar do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa, que é importado do mundo espiritual, Goloka Vṛndāvana.”

Imaginemos a cena: Todas as entidades vivas condicionadas estão ardendo nesse duḥkhālayam aśāśvatam (lugar miserável e temporário), ansiando por prazer e paz inadulterada, mas, enquanto condicionadas pelos três modos da natureza, continuam transmigrando por corpos ora grosseiros, ora sofisticados, ora desfrutando dos sentidos, ora sendo amaciadas pelas leis estritas do cosmos, em constante ansiedade, em constante incerteza. Eis que, nesse interminável ciclo de enredamento, a entidade viva vem parar neste planeta, recebe um corpo humano e, em suas andanças pela vida, lhe aparece um Sankirtaneiro ou uma Sankirtaneira radiando energia espiritual, trazendo inesperadamente cor em um contexto histórico tão acinzentado pela falta de sentido do conceito corpóreo de vida. Então, muitas vezes, a pessoa compra o(a) devoto(a) e, de brinde, ganha a chave para abrir de uma vez por todas o portão de entrada para o mundo espiritual, a associação do mais perfeito devoto puro do Senhor, Srila Prabhupada, em seus momentos de êxtase, dando Kṛṣṇa através de cada palavra de seus livros – e por conseguinte inicia a cessação de todo o sofrimento. E não só isso, mas o serviço de pregação é o maior abrigo para o devoto que propaga o culto de amor a Deus, pois mesmo que ainda esteja condicionado a tantos anarthas, pela sua sinceridade e esforço, ele ocupa com determinação todos os seus sentidos, sua energia, e recebe proteção especial, felicidade transcendental e muitas realizações espirituais que nutrirão sua vida devocional, mesmo durante os momentos mais difíceis. E, além dos infinitos benefícios, Prabhupada garante que esse (a) pregador(a) logo voltará ao Lar, de volta ao Supremo.

Sendo assim, como medir o valor desse serviço? Como entender a felicidade que esse serviço dá ao mestre espiritual? Como saber o alívio que a distribuição de cada livro causa no coração do Senhor Caitanya, que é a fonte de toda a compaixão? Só aceitando como vida e alma a propagação do movimento de sankirtana, aceitando como vida e alma a distribuição transcendental dos livros de Prabhupada, aceitando como vida e alma Sri Sri Guru e Gauranga!

Oportunamente, hoje (que estou escrevendo este editorial) é o dia do aparecimento de Sua Divina Graça Srila Bhaktivinoda Thakur, então, aproveitando a deixa, vou trazer o melodioso e poético pedido dele a todos:

sraddhavan jan he, sraddhavan jan he
prabhura ājñāy, bhāi, māgi ei bhiksa
bolo ` krsna,’ bhajo krsna, koro krsna -sikṣa

“Ó pessoas de fé! Ó pessoas de fé! Pela ordem do Senhor Gouranga, Ó irmãos, vos imploro: cantem Kṛṣṇa, adorem Kṛṣṇa, e ensinem aos outros sobre Kṛṣṇa.”

Peço, por favor, as bênçãos a todos os devotos e devotas para que eu possa me manter entusiasta em sankirtana, mesmo apesar das minhas infindáveis desqualificações e dificuldades, e que, pela misericórdia de Krishna, eu possa me esbarrar com muitas almas que entreguem suas vidas a esse serviço.

Seu servo,
Vinaya Sri Nitay Dasa.

Categorias: Editorial