Rohinisuta Dasa: Entre cada pessoa eu oro ou canto o Panca-tattva mantra, o Hare Krishna maha-mantra, e outras orações. Então, quando eu estou com as pessoas, eu só penso como posso convencê-las a levar um livro. Primeiro eu sempre dou a eles um livro. “Olá. Nós estamos distribuindo esses livros hoje. Você já pegou um?” Então eu vejo as suas reações.

Questão: E se você quer que eles levem um livro, mas eles não?

Rohinisuta Dasa: Eu apenas dou um livro a eles sem força-los. Eu olho em seus olhos e digo: “Por favor, isso é para você”. Eu não olho para as suas mãos. Se você olha nos seus rostos e fala para eles, eles automaticamente reagem: “Esses são bons livros sobre cultura indiana milenar e filosofia. Nós gostaríamos de deixá-los mais conhecidos, e é por isso que temos essa oferta especial.” Oferta especial (Aktion, em alemão) implica desde o início que não é de graça. Essa palavra deixa claro que não é um preço normal, que é mais barato que na loja, mas ainda eles entendem que terão de pagar alguma coisa, mesmo que você não mencionou dinheiro de forma direta. Então, eu geralmente pergunto de onde eles vieram e o que eles gostam de ler.

Questão: Muitas pessoas hesitam em levar o livro, ou dizem: “Eu não estou interessado”?

Rohinisuta Dasa: Sim, muitos. Mas eu tento duas ou três vezes. “Talvez você pode dar de presente.” Ou “Você pode ler depois, quando você estiver doente ou num feriado.” Ou “Você pode manter para uma leitura casual ou uma referência.” Essas reações devem ser imediatas e espontâneas. Você pensa “Essa pessoa precisa pegar um livro” e você age na mesma hora. Isso requer forte determinação e conviccção. Mas você deve ser sensitivo quando insistir ou quando deixá-los ir. Às vezes você sente que insistir apenas uma vez vai agitá-los e eles não levarão um livro de qualquer jeito, então por que agitá-los? Às vezes as pessoas são apenas superficialmente negativas, então você precisa insistir, então eles levam. Eles até mesmo esquecem que disseram não no início. Mas às vezes os devotos não sabem quando parar. Eles forçam e forçam e forçam até as pessoas ficarem bravas. Às vezes é bom para a mente das pessoas dar a elas uma razão lógica porque nós estamos distribuindo livros com uma oferta especial. Frequentemente eu digo a eles que estamos tendo uma semana especial de livros na cidade e que nessa ocasião nós estamos distribuindo esses livros para deixá-los conhecidos. Às vezes você pode ver que as pessoas aceitam esse tipo de lógica, porque soa autorizada. Não é problemática e não é errada. Eu digo a eles: “Nós estamos fazendo isso”. Então não há necessidade de nada oficial. E nunca ninguém reclamou.

Haripada Dasa: No geral, os mantras, as coisas que dizemos durante a apresentação, podem ser divididos num círculo de quatro partes. A primeira parte é conseguir a atenção da pessoa. Geralmente a pessoa quer saber quem você é, e aí vem a segunda parte: nós introduzimos nós mesmos. E a terceira parte é apresentar os livros. A última parte do círculo é a doação. Mais ou menos, essas são as diretrizes do mantra, dependendo de tempo, lugar e circunstância. A vibração de som dos devotos é tão importante e básica que chamamos isso de mantra. Não é menos efetivo que os mantras cantados pelos brahmanas para rejuvenescer animais sacrificatórios. Nossas palavras e consciência devem ser poderosas. Então, nossa atividade se torna tão benéfica que nós podemos liberar as pessoas que conhecemos através da misericórdia de Srila Prabhupada e seus livros.