Caksu Dasa: O jeito que distribuímos livros dependem de certas circunstâncias práticas, como quando as pessoas estão em shoppings ou em suas casas. Isso é porque Srila Prabhupada disse que devemos taxar nossos cérebros para achar novas maneiras de levar esses livros para as pessoas. Também é implícito pelo verso yajnaih-sankirtanaprayairyajantihisu-medhasah. Boa inteligência (su-medhasah) é necessária para fazer ajustes nos nossos métodos de distribuição. Nós consideramos os cinco fatores de ação. Claro, o aspecto espiritual sempre continua o mesmo. O que quero dizer é a consciência de alguém sobre o guru e sobre a Superalma. Essa dependência desperta utsaha –entusiasmo transcendental, determinação e inteligência. Nessa base nós podemos lidar com aspectos relativos da distribuição de livros, especialmente tempo, lugar e circunstância.

As circunstâncias variam de acordo com cada país e cada continente. Eu percebi isso durante minha recente visita à América em julho de 1993. Os métodos que usamos na Europa não podem ser imitados na América, porque na Europa nós temos circunstâncias diferentes. Por exemplo, toda a configuração das cidades dos EUA é completamente espalhada, sem um centro de verdade na cidade como na Europa. E o tempo de abrir das lojas na América permite que as pessoas façam compras o tempo todo e mesmo aos domingos, o que significa que o fluxo de clientes não é tão concentrado como na Europa, onde as pessoas têm que fazer comprar em um período limitado do dia e da semana. Mas eu estou convencido de que os Estados Unidos também têm vantagens para a distribuição em massa dos livros de Srila Prabhupada. Nós apenas temos que ligar com o desejo de Srila Prabhupada e orar a Krishna que Ele nos mostre novos caminhos. Para vender os livros de Srila Prabhupada a materialistas em qualquer lugar não há esperanças, não só nos U.S.A., mas por tentar com plena fé, nós atraímos a misericórdia especial de Krishna. Srila Prabhupada disse que a situação é sempre desfavorável, mas por pregar, se torna favorável. Portanto o aparentemente impossível se torna possível, como Srila Prabhuada explicou pelo exemplo do pardal (Bg. 6.24p), onde ele conclui: “Deus ajuda aqueles que se ajudam. ”

O método da pilha

Desde 1983, Harinamananda Dasa, e desde 1985, Navina-Nirada Dasa têm chocado o mundo com suas pontuações, que por anos ininterruptos foram o dobro dos resultados de qualquer distribuidor do mundo. Seguindo o exemplo de Rohinisuta Dasa, eles desenvolveram uma técnica que permitiu eles a mergulhar no néctar da ilimitada distribuição de livros, seja distribuindo nas ruas ou indo de porta em porta.

Harinamananda Dasa: O método da pilha se tornou o mais bem-sucedido para distribuir muitos livros. Você pode usá-lo em qualquer lugar, quando tiver muitas pessoas,e mesmo quando distribui de porta em porta em apartamentos ou vilas. Nós preparamos pilhas de dezessete ou dezoito livros grandes e dois ou três livros maha, alternando eles para ter tanta variedade quanto possível. Essas pilhas são todas idênticas. Durante as maratonas elas são preparadas pelos devotos do nosso templo, então nós podemos carregá-las direto nos compartimentos de livros de nossas vans.

Isso torna as coisas simples, e é fácil de contar o montante distribuído à noite. Você distribui o dia inteiro sem pensar em números, e você conta as pilhas à noite. Durante as maratonas nós distribuímos de van. Durante o ano, indo de porta em porta nossas pilhas são menores, porque há uma maior distância para andar entre as pessoas que estamos encontrando. Se estamos distribuindo em grandes blocos de apartamento, então é praticamente como fazer nas ruas. Para esse tipo de distribuição nós temos carrinhos de duas rodas como os carteiros e donas de casa usam. Mas eles são especialmente construídas e podem aguentar até 150 livros. Nós vamos até pessoas com grandes pilhas de livros e tentamos lhe dar quantos livros quanto possível. Então, o ponto é bem simples: Se você quer distribuir muitos livros, você deve ter muitos livros com você, e então as pessoas se tornam inspiradas a levarem muitos livros.