Manidhara Dasa: Um devoto empoderado é capaz de, em poucos segundos, cruzar a barreira do falso ego e da defensiva que as pessoas sempre mantêm. Todo karmi é como uma fortaleza, com um sistema de defesa completo, e tem a alma condicionada em algum lugar no fundo de seu coração, coberto de elementos materiais e falso ego.

Se um devoto em sankirtana é empoderado, ele pode cruzar o sistema de defesa, invadir a fortaleza e chegar na alma. Eles estão aprisionados de duas maneiras – pelo corpo grosseiro e pelo corpo sutil. Então, um sankirtaneiro, sendo um cientista, tenta engajar seus sentidos e mente simultaneamente. Primeiro os sentidos: eles têm o livro nas suas mãos. É prático. Pelo poder espiritual alguém vai a sankirtana, o distribuidor de livros pode engajar completamente uma pessoa – é como uma bolha – então, ele esquece todo o resto. Seus olhos estão olhando para você, então você é como um objeto dos sentidos para ele. Essa é a plataforma grosseira. Então alguém tem que ser espiritualmente forte o suficiente para engajar sua mente, que é vacilante, sempre indo em volta. Isso é feito principalmente por falar – o som é muito importante.

Se o devoto é espiritualmente inspirado, a vibração do som – o que quer que ele diga – pode ser carregado por essa energia. Então a pessoa para de pensar sobre a gratificação sensorial, e só pensa em você. Então isso fica cada vez mais sutil, já que sua inteligência sorrateira planeja desculpas para não levar o livro. Todos esses obstáculos vão ser superados em poucos segundos. Isso é feito por ter um forte desejo e por entender que alguém tem um grande apoio que vem de dentro, do paramatma. Mesmo as pessoas mais ridículas levam livros. Sua decisão, “Ok, eu vou levar isto.” é algo completamente espiritual. Por causa do condicionamento material, eles nunca pegariam um livro. Não há razão material de porque nós distribuímos esses livros. Eles não têm motivos para levar os livros de qualquer maneira. Mas ainda assim eles levam, e isso se deve à misericórdia do Senhor Chaitanya.

Navina-Nirada Dasa: Um devoto deve aprender como distribuir livros em todas as situações para que ele domine essa arte. Ele deve ser apto para lidar com todos os tipos de circunstâncias. Por exemplo, mesmo indo de porta em porta, pode acontecer de ele ter uma oportunidade de falar com alguém num carro. Então tem lojas, escritórios, indústrias. Geralmente, devotos devem se concentrar em uma coisa e pensar. “Hoje eu estou distribuindo nas ruas, e não vou trocar.” De outra forma alguém fica na mental sobre o lugar e vai trocar toda hora. Mas cada distribuidor de livro deve aprender como trabalhar em diferentes situações. Às vezes é bom mudar o estilo da distribuição para atingir outros pontos de vista. O devoto tem que saber como ser breve e chegar ao ponto sem permitir à outra pessoa que tenha sua atenção desviada, e como explicar o conteúdo dos livros de uma forma atrativa e convincente.

Mas qualquer que seja a situação, do primeiro contato visual até o ponto de sacudir as mãos no fim, tudo deve estar no lugar certo, toda sentença propriamente dita, para que a pessoa se sinta bem com isso. De outra forma, nós vamos deixar dúvidas na sua mente, e então ele vai começar a se sentir incerto sobre tudo, e perder sua inspiração de levar os livros. Então as pessoas usam desculpas: Nós não temos tempo, nem interesse, nem dinheiro, e tantas pessoas passam por aqui pedindo por doações. Essas desculpas não surgem nas mentes das pessoas sendo bem tratadas por um devoto sankirtaneiro inspirado. Essas pessoas vão ser cativadas pela consciência de Krishna pela misericórdia de Sri Chaitanya Mahaprabhu e vão aproveitar o maravilhoso espírito de sankirtana. Eles vão apenas sorrir, e suas vidas serão mudadas, como luvas viradas de dentro para fora.