Hare Krishna! Por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.

Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada e o movimento de sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Recebo o convite para escrever este editorial num tempo obscuro. O espectro de um vírus ainda amedronta o mundo e causa reações adversas nas pessoas. Como Srila Prabhupada tantas vezes previu, com o avanço de Kali-yuga as pessoas tornar-se-iam cada vez mais animalescas, comportando-se como cães e gatos. Neste cenário não é difícil ver pessoas escondidas em suas casas, trancafiadas atrás de grades, impedidas de botar um pé na rua, movidas pelo pânico. Essas mesmas pessoas são capazes de rechaçar um semelhante que bate a porta, tudo em nome do medo. As ruas ficam quase vazias e máscaras de proteção escondem o já raro sorriso das poucas pessoas que transitam. Agora, distribuir livros ficou ainda mais difícil e aquelas poucas e afortunadas almas que ainda conseguem distribuir, o fazem sob um contexto nada auspicioso de doenças e circunstâncias emergenciais…

No começo da crise, enquanto distribuímos livros de casa em casa, posso me recordar de muitas pessoas piedosas que nos elogiavam e incentivavam a continuar fazendo este glorioso serviço. Lembro-me, especificamente, de um cristão que disse a um dos nossos sankirtaneiros: “Ver vocês na rua, continuando o seu trabalho, me mostra que vocês realmente tem fé na sua missão e que estão totalmente entregues a seu serviço a Deus.” Essa é a realização de estar nas ruas.

Distribuir os livros de Prabhupada pelos meios digitais também é valido, mas não podemos nos esquecer que quando um sankirtaneiro está nas ruas, não está só distribuindo livros. Está dando o exemplo! O exemplo de uma consciência espiritual, completamente dependente de Krishna e, como a Rainha Kunti ensina, vendo nas calamidades uma oportunidade de lembrar-se de Krishna.

Sabemos, sim, que este mundo é um perigo a cada passo, mas justamente por isso, devemos nos esforçar ainda mais para levar essa consciência às pessoas. E o que vai salvar este mundo são os livros de Srila Prabhupada! De modo que este é o momento de quebrarmos ainda mais a cabeça, de fazermos um esforço extra, para distribuir esses livros.

Um devoto é, por natureza, compassivo; e o maior gesto de compaixão é dar consciência de Krishna. Por isso peço licença para transcrever uma oração de meu mestre espiritual SS Jayapataka Swami:

“Queridos Sri Sri Radha Madhava Astasakhi, Sri Pancatatva, Sri Prahlada Narasimha

E nosso acarya fundador Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Nós Lhes oferecemos nossas sinceras orações, reconhecendo que a humanidade no mundo atual está sofrendo as reações de seus próprios crimes e atividades pecaminosas por virar seus rostos para longe de Vocês.

Deixem que esta calamidade, que cai sobre nós por nossos terríveis atos, seja uma oportunidade para toda a sociedade humana elevar seu comportamento e vida ao modo da bondade, desenvolver fé no cantar dos Santos Nomes:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare /Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, e ser atraídos a render serviços a Seus pés de lótus.

Que possam os Santos Nomes espalhar-se pelo mundo, que as pessoas deste mundo desenvolvam devoção aos Seus pés de lótus, e sejam purificadas e liberadas deste mundo material e de todo o sofrimento.

Nós, humildemente, também oramos pelo benefício da humanidade. Que por Seu desejo, por Sua doce vontade, faça com que todos aqueles neste mundo, que estão atormentados pelo medo e pela doença do corona vírus, sejam curados, para estarem saudáveis e pacíficos em Seu serviço.

Permita que os devotos, enfermeiros e agentes de saúde, que estão voluntariamente servindo na linha de frente, lidando de perto com pacientes e arriscando suas vidas para o benefício dos outros, estejam sempre protegidos do vírus e fortes de consciência de Krishna, enquanto cumprem seus deveres.”

Obrigado.

Hare Krishna.

Seu servo, Mahananda Murari Das

Categorias: Editorial