Harinamananda Dasa: É preciso entender que a distribuição de livros é ilimitadamente variada, e não há limites em relação a como distribuir livros e aumentar a distribuição de livros. Existem muitas técnicas que se podem aprender, mas apenas se alguém realmente sai e tenta. Quando me pedem para demonstrar como distribuo os livros, geralmente isso é impossível. Eu não posso imitar isso artificialmente, pois, quando eu sou confrontado com a situação real, eu me sinto simplesmente sendo o instrumento através do qual a mensagem vem e através do qual os livros são distribuídos. Podemos facilmente perceber que não somos o controlador, mas apenas a ferramenta. Com certeza, o esforço precisa estar lá, mas eu vejo que qualquer coisa que eu diga não é o fator decisivo. Krishna é o fator decisivo. É Krishna me dando a inteligência para dizer a coisa certa no momento certo para a pessoa certa. É possível perceber que esses livros são as coisas mais importantes para a alma condicionada ter. Elas precisam pegá-los, e eu preciso lhes dar esses livros. Se alguém tem o desejo e sai de forma impotente, apenas para cumprir seu dever, então Krishna vai dar toda a inteligência. Ele vai dar a força, o poder e a inteligência. E Ele vai mandar as pessoas certas para pegarem esses livros. Às vezes, quando alguém esquece Krishna e está apegado, as pessoas se revelam nada atraídas, e se negam a levar qualquer livro. Quando alguém fala e começa a ouvir sua própria voz, é simplesmente uma vibração de som material. Porém, quando a pessoa se conecta com Krishna, essa mesma voz, que antes era material, se torna espiritual, e as palavras atingem diretamente a alma. E quando Krishna reciproca, nós apenas aproveitamos a onda de êxtase. Então, simplesmente ficamos assistindo todos os livros irem embora. Ninguém pode entender o que está acontecendo. É esmagador. Você entende que a voz falando não é você, mas é Krishna falando através de você, e você é apenas o instrumento. Krishna, o pancha-tattva, o parampara inteiro estão por trás de mim arranjando a cena inteira. Eu sou simplesmente autorizado a assistir como eles distribuem a misericórdia, e eu estou orando fervorosamente para não ficar no caminho desse fluxo de misericórdia.

Técnicas práticas de distribuição em massa

O fato é que nós devemos adotar as mesmas táticas que vendedores comuns adotam, mas a diferença é que fazemos isso para a satisfação de Krishna, e eles fazem isso para a gratificação sensorial.

“Técnicas” quer dizer maneiras de distribuir livros para diferentes pessoas em variadas circunstâncias. O distribuidor de livros se esforça de diferentes maneiras, e, apesar das técnicas não serem o fator decisivo, é maravilhoso ver como a convicção dos melhores distribuidores se manifesta. O que eles estão dizendo? Como eles estão apresentando os livros? Ou, como Arjuna perguntou: “Quais são os sintomas de alguém cuja consciência é assim imersa em transcendência? Como ele fala, e qual é sua linguagem? Como ele senta, e como ele caminha?”

Pregando enquanto distribui

Rohinisuta Dasa: Esses livros são todo-poderosos – não diferentes de Krishna. Nós devemos ter plena confiança no seu poder. Os livros de Srila Prabhupada podem mudar o mundo e a consciência das pessoas. O que dizemos, nossa pregação, deve inspirar pessoas a pegarem e lerem esses livros. Esse é o nosso dever. Qual o uso da pregação a longo prazo se, no fim, eles falam: “Obrigado. Isso foi interessante. Porém, não quero os livros. Talvez numa próxima. Eu quero meditar no que você disse. Eu prefiro falar do que ler. Eu gosto de contato pessoal. Livros eu não gosto.” Eles falam isso muitas vezes. Um devoto nunca deve fazer esse compromisso de apenas falar. Nosso objetivo é fazê-los pegarem os livros e se associarem com Srila Prabhupada diretamente. Isso faz a diferença. Se eles não pegam os livros, eles não são sérios, e eles vão esquecer tudo. Eles enganaram você e fizeram com que você perdesse tempo. Muitas pessoas são ótimas em perguntar um monte de questões e parecerem interessadas, mas elas simplesmente não conseguem dizer não na hora. Quando você percebe isso no final, você fica frustrado, porque você estava pensando que havia conhecido uma pessoa interessada. Então, nossa abordagem no início é sempre curta e direta. Apresentar os livros é uma maneira interessante. Então, você vai imediatamente entender quão interessadas as pessoas realmente estão. Quando comprarem o livro e derem uma doação, você pode pregar um pouco mais e explicar como ler os livros. Agora eles estão purificados, e talvez eles fiquem tão inspirados que levem até mais. E quando eles voltarem para casa, sentirão que tiveram uma boa experiência conhecendo você. Eles nunca vão se esquecer dessa impressão, mesmo que anos se passem. Os devotos se inspiram por causa do poder do Senhor Chaitanya e da missão e da benção do mestre espiritual. Por causa desse entusiasmo, pessoas ficam inspiradas e aliviadas. Mas assim que você vai embora, elas se esquecem de tudo. Maya oferece a eles gratificação dos sentidos, e eles esquecem tudo o que você falou para eles. Mas se eles têm os livros como uma “lembrancinha”, eles sempre se lembrarão da situação e seu encontro com um devoto. Então, algum dia, Krishna, de dentro do seu coração, vai lhes dar a inspiração para lerem os livros.