“Nossa única técnica é sermos seguidores muito devotados das regras e regulações.” (Srila Prabhupada em conversa no dia 2 de maio de 1975)

Manidhara Dasa: Às vezes, os devotos discutem técnicas de vendas, mas esquecem que, por trás de toda técnica, existe uma pessoa. Uma pessoa está distribuindo os livros. As pessoas compram livros porque uma pessoa está lá, apresentando-os. E essa pessoa está incentivando-a a levar um livro ou não. Estamos exercendo um importante papel, não como executores, mas como representantes. O que eu vejo de novo e de novo é que as pessoas não respondem completamente de um ponto de vista racional. É mais espontâneo e emocional – gostam ou não de você. Nunca me convenci de que você possa aumentar sua distribuição por uma abordagem racional. O mais importante é tornar-se amigo das pessoas. Isso é uma ciência espiritual. Não se pode fazer um amigo na plataforma mundana. Isso é artificial. Esse tipo de amizade que as pessoas conhecem: pessoas sorridentes vendendo a eles aspiradores de pó ou dicionários de trinta volumes. Eles podem estar em maya, mas eles sabem: “Isso é um trapaceiro, e ele simplesmente quer o meu dinheiro.” Se um devoto não estiver com motivações materiais, as pessoas confiarão nele.  Claro que, se alguém os vê como seus corpos, então imediatamente eles ficam com nojo, porque não há amizade real na plataforma corpórea.

Prahladananda Swami: Quanto às técnicas, Prabhupada escreveu para mim sobre isso. Você diz a mesma coisa para todos. Isso está na plataforma espiritual. Assim como, se um homem velho e um menino ouvirem um trovão, ninguém tem que explicar a eles o que ouviram; eles automaticamente compreenderão. Então, se você simplesmente repetir o que ouviu de um mestre espiritual fidedigno, isso terá efeito mesmo que o entendimento não aconteça a princípio. “Na pregação, você apenas repete o que ouviu da sucessão discipular e isso terá efeito. A vibração sonora de Hare Krishna e a filosofia bhagavata atuarão em todos. Independentemente de conhecerem ou não, eles entenderão isso logo.”

Harikesha Swami: Mantras são uma muleta caso você não saiba o que você está fazendo. Depois de saber o que está fazendo, não há mantras. Para tipos específicos de distribuição, você precisa de mantras, se você for em ônibus ou em metrôs. Mas se você conhece pessoas individualmente, os mantras são praticamente inúteis, porque as pessoas sabem imediatamente que são apenas discursos robóticos. Tem que ser muito natural. Então, é muito mais bem-sucedido. Nenhum grande distribuidor usa mantras. Eles podem dizer algo parecido para a pessoa que vem, mas eles mudam em um momento de acordo com a resposta da pessoa.

Yasoda-Dulal Dasa: A distribuição de livros está completamente na plataforma espiritual, a plataforma da consciência. Técnicas ou fatores externos estão subordinados à consciência do distribuidor. O ponto é que ninguém pode compensar a baixa consciência com boas técnicas. Contudo, quando o distribuidor é entregue a Krishna e está dando o seu melhor, Krishna, de dentro do coração, lhe dará a inspiração, a técnica correta para lidar com qualquer situação. Portanto, não discutimos tanto as técnicas, mas enfatizamos o desenvolvimento de ouvir e cantar mais puros, a rendição aos livros de Prabhupada e lê-los. Dessa maneira, crescemos e também desenvolvemos técnicas.