Bhakta-vatsala Dasa: Pessoalmente, eu acredito totalmente que a qualidade da distribuição é o fator mais importante, porque quando a qualidade está lá, a quantidade também vai estar automaticamente. Se alguém está estressando as pessoas, forçando-as a levar os livros, ou usando truques desonestos, então o devoto vai sofrer as reações e, em algum ponto, parar seu serviço. Se alguém distribui bastante e faz isso por um grande período de tempo, não apenas por alguns anos, você pode entender que isso é um exemplo de qualidade e quantidade, porque, sem qualidade, ele não pode continuar. Felizmente, nós temos esses exemplos.

O sankirtana transcende a arte de venda mundana

Os resultados mostram que não existe limite para a nossa distribuição de livros. Nossos livros são qualificados para serem distribuídos ilimitadamente. Nós não somos escritores de ficção. É um fato que nenhum exímio vendedor de livros pode competir com nossos homens. Os bibliotecários notaram a diferença entre nossos homens e outros editores. Nós estamos trabalhando com a alma e o coração, não pelo dinheiro. Estes exímios vendedores precisariam ser pagos pelo menos $1000 por mês.

Os limites da arte de vender mundana

Em muitos lugares, o treinamento de um vendedor de livros de uma loja dura de dois a três anos, e qualificações especiais e um certo nível de educação são necessários. O que dizer de um representante de uma editora! Leva anos de prática e treinamento antes que alguém seja capaz de vender seus livros de editora para livrarias de porta em porta, como os vendedores de enciclopédia fazem. Contudo, na ISKCON, devotos de todos os tipos vendem os livros de Srila Prabhupada para pessoas que normalmente não teriam qualquer interesse em comprar literatura espiritual da Índia. Eles fazem isso sem o apoio de publicidade da mídia e sem receber nenhum treinamento em psicologia de vendas e eles conseguem resultados expressivos. Qual é o segredo dessa distribuição transcendental de livros?

Harikesa Swami: Superficialmente as pessoas não querem esses livros. Portanto nós estamos criando seu desejo de ter esses livros. Nós fazemos com que eles queiram algo que eles não querem. Eles não querem nossos livros porque eles não querem se render a Krishna. Mas nós estamos dando a eles os livros mesmo assim. É incrível como você pode dar um livro a alguém que não o quer. Os vendedores mundanos podem analisar nossas técnicas, mas eles não vão ser capazes de reproduzi-las. Por que as pessoas levam livros que não querem? Porque estão fascinadas pelas pessoas que distribuem eles. Eles estão impressionados por conhecer alguém legal e radiante com consciência transcendental. Eles estão vendo alguém especial, alguém diferente das pessoas comuns desse mundo. E essa pessoa especial está pedindo: “Apenas leve um desses livros. Isso é tudo.” E isso não é pedir muito. “Leve um ou dois ou vinte.” Essa é uma coisa simples para se pedir a alguém. Quando eles conhecem um devoto, começam a ficar animados. Todos os dias, eles conhecem vendedores mundanos com sorrisos artificiais, que são completamente falsos. Mas um devoto sorri de forma leve, como Krishna, porque ele é confiante. Ele se aproxima das pessoas e sabe: “Eu tenho algo que você realmente quer.” Ele sabe que, no fundo, essa pessoa realmente quer os livros de Krishna. Apenas superficialmente ela não quer. Porque, no fundo, ela deseja ser feliz, e esse é o jeito de ser feliz. Então, o devoto é confiante que as pessoas vão levar os livros mesmo que elas não queiram, e as pessoas se rendem e concordam. (De uma aula na Alemanha, 25 de novembro de 1990)

Jaya Gurudeva Dasa: Na Áustria, os devotos uma vez contrataram um dos melhores vendedores de livros do país. Muitas grandes companhias o contrataram. Nós pedimos a ele que vendesse livros para as livrarias. Nós demos a ele seis meses para ver o que ele poderia fazer, e, depois de seis meses, ele estava completamente constrangido. Ele não tinha conseguido distribuir nem mesmo um livro. Um devoto ainda novo e inexperiente pode distribuir cem livros ou mais na semana, porque vender os livros de Prabhupada não é simplesmente uma perícia mundana.