São inúmeras as afirmações de Srila Prabhupada sobre a importância especial da distribuição de livros em sua missão.

Certa vez, lhe perguntaram qual seria o resultado dessa atividade, e ele respondeu que não estava preocupado com isso, mas apenas em cumprir a ordem do seu mestre espiritual, que o instruiu a levar a consciência de Krishna aos países ocidentais.

Este deve ser o compromisso de todos os seus seguidores.

Alguns dizem que pelo fato de um devoto de primeira classe (uttama-adhikari) ter que descer ao nível de um devoto de segunda classe (madhyama-adhikari) para pregar, pois o uttama-adhikari não faz distinção entre devotos e não devotos – a pregação seria assim atividade de segunda classe, e que se ocupar em saborear os passatempos de Radha-Krishna é superior, a atividade de um rasika-vaishnava.

No entanto, Rupa Gosvami, ao nos indicar o serviço a Sri Radha como o estágio máximo da devoção, nos mostra a verdadeira atividade superior ao afirmar que, de todas as qualidades de Radha – nelas inclusa Sua beleza, capaz de atrair mesmo o atrator de Cupido, Sri Madana Mohana –, a mais elevada é Sua misericórdia.

Ninguém pode satisfazer a Krishna mais do que Radharani, mas Ela não sente isso e, por Sua graça, procura aproximar todos os seres vivos de Krishna. Esse impulso transcendental de Radha Se chama audharya-lila, a atividade que representa a maior qualidade de Radha e que é a que mais agrada a Krishna.

Srila Prabhupada, como ninguém, nos mostrou isso com sua devoção, seu sacrifício e sua fidelidade ao guru.

Por sua infinita graça, expansão da misericórdia de Radha e dos acharyas anteriores, temos a oportunidade de, nesta maratona de dezembro, nos imergir no néctar da distribuição de livros de forma mais intensa e experimentar o néctar pelo qual estamos sempre ansiosos.

E com a certeza de estar praticando a atividade mais elevada.

Advaya Dasa (ACBSP)

Categorias: Editorial