Manidhara Dasa: A longo prazo, a qualidade é sempre vitoriosa. Quantidade por um curto período, nós vemos sempre. Mas a qualidade é o verdadeiro teste de sankirtana. Tudo depende da nossa consciência de Krishna, consciência de Krishna a longo prazo. Se podemos ter quantidade e qualidade, é o ideal.

Jadurani Devi Dasi: Nós não temos muito controle sobre a quantidade. O resultado do nosso esforço depende de Krishna. Até mesmo os maiores distribuidores de livros experimentam passar um tempo sem distribuir livros. Não há nada que você possa fazer. A quantidade não depende muito do nosso controle, mas a qualidade, sim. Então, é nossa responsabilidade trabalhar na qualidade a todo momento. Para o resultado, nós dependemos de Krishna.

Vijaya Dasa: Se a qualidade do serviço de alguém é boa, isso agrada Krishna. Mas se a quantidade não é grande, isso não é tão importante aos olhos de Krishna. Ainda, se a qualidade está lá, geralmente a quantidade acompanha. Boas qualidades são imediatamente sentidas pela pessoa que se aproxima de nós. Mas se um devoto quer uma grande quantidade e é apaixonado e não está realmente pensando em Krishna, então isso não agrada tanto Krishna, e essa falta de qualidade vai levar a diminuir a quantidade. Krishna não quer nada, mas, quando Ele vê devoção, Ele aprecia muito isso. Então, qualidade significa devoção. Se fazemos nosso serviço de uma maneira muito devocional, isso agrada Krishna. Por outro lado, se realizamos nosso serviço para nossa própria gratificação, ou falso prestígio, então Krishna não estará muito interessado. Então, nós devemos sempre meditar em aumentar a qualidade e a devoção do nosso serviço.

Gita-govinda Dasi: Qualidade significa lembrar sempre quem é o agente da ação, para quem você está fazendo isso, e quem vai aproveitar os resultados. Se você sempre meditar na distribuição de livros desse modo, você vai ver quem é o agente da ação, quem aproveita os resultados, e que esses resultados não pertencem a nós. Saímos para satisfazer o guru e Krishna, e não a nós mesmos. Então, qualidade significa lembrar que você está sempre fazendo para Krishna. Nós não devemos sair por nós mesmos. Nós saímos e distribuímos livros mesmo para aqueles que não querem eles. Assim, nós devemos ter o motivo certo e satisfazer guru e Krishna. A qualidade, deste modo, virá automaticamente. Para nós, estar na consciência de Krishna não significa necessariamente meditar nos passatempos de Krishna. Em vez disso, significa concentração em ajudar outras almas condicionadas. Como nós podemos conectar essas pessoas a Krishna? Nós devemos ajudá-las com esses livros. Quando nós seguimos esse motivo, Krishna vai nos iluminar por dentro e nos dará a inteligência certa, as palavras certas e a consciência certa. Ele nos ilumina de acordo com tempo, lugar e circunstância, então as pessoas levam os livros. Qualidade não significa distribuir pouco, mas muito. Qualidade e quantidade correm juntos, de forma paralela.

Haridasa Thakura Dasa: Na Bhagavag-gita, Krishna diz: karmanyevadhikaras te maphalesukadacana. Alguém deve fazer um grande esforço mental e físico, mas o maior resultado depende de Krishna. Então, isso significa que alguém deve ser desapegado. A pessoa tem que estar apegada ao seu serviço, mas desapegada do resultado. A prova dessa atitude é que nós não nos desapontamos se o resultado não vem – nós ainda continuamos a nos esforçar.

Harinamananda Dasa: Como mostrado pelo exemplo do Senhor Chaitanya, a consciência de Krishna é para todas as pessoas. Então, se alguém começa a pensar: “Eu me importo apenas com as pessoas especiais, as ricas ou refinadas”, então isso é um sinal de que a pessoa está coberta com falsos conceitos, e então ela não pode mergulhar totalmente na distribuição de livros. Se alguém realmente quer distribuir um grande número de livros ou quer se engajar na distribuição de livros para sempre, deve aprender a arte de apresentar os livros de Srila Prabhupada para todas as pessoas de uma maneira boa e de uma forma atrativa. Para manter o gosto pelo sankirtana, o sujeito deve tentar distribuir os livros numa plataforma bramânica, apresentando diretamente os livros como eles são, tão diretamente quanto possível, e de um jeito inteligente. Essa pessoa deve aprender isso. Em outras palavras, não se deve pensar que só se deve aumentar a quantidade, mas se deve aumentar também a qualidade da maneira de distribuir. Então, a pessoa deve se engajar no serviço de distribuição de livros não apenas com o corpo, mas também com a mente e a inteligência. Tal dedicação, sem motivos falsos, sem desejos materiais, é ahaituky apratihata. O resultado é yayatma suprasidati: automaticamente o indivíduo fica satisfeito e nunca perde o gosto pela distribuição de livros e pela pregação.