Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gauranga!

Por favor, aceitem minhas humildes reverências.

Vamos falar sobre sankirtana, a transcendental distribuição dos livros de Srila Prabhupada!

Recentemente, era um dos raros dias de sol em Curitiba. Estava parado no semáforo quando um morador de rua, pedindo esmolas, se aproximou do carro. Ao notar, pelos sinais claros, que o objeto de sua abordagem era um “Hare” (sikha, tilaka, kurta etc), ele imediatamente abandonou o propósito inicial de conseguir uma doação e começou a glorificar o trabalho realizado pelos devotos na cidade. E disse, mais de uma vez, muito enfaticamente: “Vocês têm que estar nas ruas! Vocês têm que nos salvar!!!” Krishna, às vezes, Se manifesta em um morador de rua…

A partir do relato supramencionado, entendemos: as pessoas desejam ver os devotos, refulgentes, armados com a “espada do saber” (os livros de Srila Prabhupada) nas ruas! Quantas e quantas inumeráveis vezes, nas ruas, não ouvimos: “Onde vocês estavam?”, “Finalmente vocês voltaram!”, “Sentia muita falta da paz que vocês trazem!”, e diversas coisas do gênero, enaltecendo a posição transcendental do sankirtaneiro e atestando: as pessoas não querem diploma, carro do ano, celular, roupa da moda, vaga de emprego, sexo ou qualquer outro objeto de possível satisfação material. Elas querem Krishna! Isso porque jīvera ‘svarūpa’ haya — kṛṣṇera ‘nitya-dāsa’, a posição constitucional eterna da entidade viva é de servo amoroso da Suprema Personalidade de Deus, Krishna!

Em outras palavras, a alma condicionada está sofrendo constantemente neste mundo material, sendo arrastada por seus desejos, que são ditados pelos diferentes modos da natureza. Além disso, a característica asat (temporária) desta natureza material causa sofrimento à alma espiritual condicionada, que é sat (eterna). Porém, Krishna diz na Bhagavad-gita (4.36): “Mesmo que o mais baixo de todos os pecadores pode facilmente cruzar este oceano de misérias por simplesmente situar-se no barco do conhecimento transcendental!”

Como entrar neste barco? O devoto puro de Krishna tem os bilhetes de passagem!

Assim, a transcendental função do sankirtaneiro é não apenas entregar conhecimento filosófico, como, também, a transcendental associação de um devoto puro de Krishna (Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)! Assim, o sankirtaneiro entrega o pacote completo à alma condicionada: o conhecimento e o professor. E a associação com um devoto puro é muito mística: lava-mātra sādhu-saṅge sarva-siddhi haya: mesmo por um instante de associação, alguém pode obter todo o sucesso! Por isso, Srila Prabhupada diz que ler apenas uma página de seu livro ocasiona uma revolução no leitor! O que concluímos a partir disso tudo é: a ocupação de um sankirtaneiro é absoluta e completamente gloriosa e prazerosa.

Porém, infelizmente, o número de livros distribuídos no mundo no momento atual é muito pequeno. Alguns líderes dizem que “a sociedade mudou” e que “o jovem não é mais buscador como antes”, “não estamos mais nos anos 60” ou qualquer outro argumento do gênero. Todavia, não apenas aqui no sul (de forma mais tímida, começando), como em outros lugares com sankirtana intenso (vide Índia e Rússia, por exemplo), o Movimento de Chaitanya Mahaprabhu é crescente e poderoso! Uma multidão de jovens aderindo à transcendental revolução de abandonar essa vida e consciência materialistas e se entregando especialmente à graça de distribuir a maior das riquezas a todos os seres: o serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus, Krishna, através dos livros de Srila Prabhupada!

O próprio Senhor Chaitanya nos ordena a distribuir a consciência de Krishna ao mundo todo (Cc., Adi-lila 9.39), e Srila Prabhupada tantas e inumeráveis vezes enfatizou: “Distribuam livros, distribuam livros, distribuam livros!” Assim, se alguém deseja satisfazer o desejo dos acharyas prévios, tornar-se um entre os mais queridos à Pessoa Suprema (Bg. 18.68-69) e avançar espiritualmente enquanto, ao mesmo tempo, auxilia inumeráveis almas condicionadas a também avançarem, a receita é simples: Distribua os livros de Srila Prabhupada! E, para inspirar-se a distribuí-los, associe-se com sankirtaneiros e leia seus resultados e passatempos!

Em outras palavras: Para distribuir livros, leia os livros de Srila Prabhupada e leia a Carta de Sankirtana!!!

Assim, podemos ser úteis a todos os seres e reerguer o movimento de Sua Divina Graça!

Sankirtana Yajna Ki! Jaaaaaaaaaaaaya!

Seu insignificante servo,

Mahaprabhu Dayasindhu Dasa

Categorias: Editorial