Navina-nirada Dasa: Devemos nos vestir de uma maneira respeitável. Você não precisa usar terno e gravata. Dá para se vestir de maneira mais comum, mas suas roupas devem estar legais. Você não pode usar uma calça jeans desgastada, uma camisa meio aberta ou sem botões, ou estar com pedaços de tilaka na testa, ou com sua sikha apontada para alguma direção e o seu cordão bramânico embolado na sua kanthi. Essas coisas realmente parecem ridículas ou até suspeitas. As pessoas podem até dar alguma coisa, mas apenas um ou dois dólares; no máximo cinco. Mas sua aparência pode ser a de uma pessoa de cem dólares. As pessoas não hesitarão em dar-lhe cem dólares quando eles acharem que esse é o seu padrão, que é a coisa certa para a pessoa certa. Isso é especialmente importante quando você vai em centros comerciais, escritórios ou no aeroporto, onde você encontra muitas pessoas de classe alta. Sua aparência não deve ser de classe baixa. Você deveria ter um estilo pessoal. Eu sempre visto calças normais, meias brancas e roupas normais. Camiseta, sem chapéu, sem peruca, apenas cabelo curto e sikha, sem tilaka. Com essas roupas, eu vou a qualquer lugar, e em qualquer lugar as pessoas gostam. Eu entro em grandes empresas e escritórios onde eles geralmente expulsariam você imediatamente. Se você viesse usando um dhoti, nunca seria capaz de conversar com essas pessoas, porque os seguranças o expulsariam.

Vantagens da Roupa do Devoto

Guru-carana Dasa: Quando você sai vestido como um karmi, você tende a se misturar muito com eles. Se você começar a olhar para algo, ninguém vai dizer: “O que você está fazendo?” Mas se você está vestido como devoto, não pode se misturar com os karmis. Se você está barbeado, vestido como um devoto, a influência é diferente. Todo mundo entende que você é um monge e você é obrigado se comportar de acordo. Você não pode olhar as vitrines ou algo assim.  No geral, é claro, depende do local onde você prega e faz sankirtana. Devemos aprender a praticar a consciência de Krishna em qualquer condição, mesmo se formos obrigados a usar roupas karmis. Mas, então, o perigo é que nossa consciência pode se contaminar mais facilmente. Assim, é bom que o devotos aprendam a distribuir livros enquanto vestidos como devotos, especialmente os novos devotos. Mesmo que eles não distribuam tantos livros vestidos como devotos, isso torna sua distribuição pura e convincente, e eles se tornarão bons distribuidores, mesmo que mudem para as roupas karmis em outro local, horário e circunstância.

Lilavatara Dasa: Os devotos estão viajando rápido e se movendo por toda parte. E se eles estão vestidos como devotos, milhões de pessoas irão ver os devotos em um dia, e eles verão que o movimento Hare Krishna está vivo e eles ajudarão, porque existem muitos devotos circulando com livros. Em alguns países, os devotos usam perucas, calças e jaquetas apenas para ir comprar leite. Isso está errado. Não há problema em ir a uma loja com roupas devocionais. Apenas lembre-se de como foi feito o primeiro devoto na Rússia. Syamasundara andou por Moscou de cabeça raspada e de dhoti, e um jovem indiano e outro russo o viram e se aproximaram. Se Syamasundara tivesse saído de roupas ocidentais, eles nem o teriam notado. E em Nova Iorque, as pessoas viram Prabhupda vestida de sannyasi e ficaram atraídos.

Harinamananda Dasa: Definitivamente, é útil se os devotos tiverem a experiência de distribuir com um dhoti ou sari. Introduzimos o sistema na Suíça de que todo novo distribuidor deve sair por algum tempo em roupas devocionais para aprender a representar o movimento sem medo ou apego. Dessa maneira, os devotos podem provar diferentes aspectos da distribuição de livros e obter muitas realizações que fortalecem suas vidas espirituais. O treinamento básico de novos distribuidores de livros inclui vestir roupas de devotos e de karmis, e depois eles podem decidir o que melhor lhes convém. Mas, em ambos os casos, todo templo precisa de um núcleo de devotos consagrados à distribuição maciça de livros que manterá o espírito, apoiará o templo e cumprirá a ordem de Srila Prabhupada de que que muitos livros sejam distribuídos.