Hare Krishna! Por favor aceitem minhas reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Quando Srila Prabhupada fundou a ISKCON, a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, em Nova Iorque, ele estabeleceu quatro diretrizes básicas que devem ser abraçadas e seguidas por todos os membros desta instituição de vaishnavas (devotos de Krishna): “PREGAÇÃO É A ESSÊNCIA, OS LIVROS SÃO A BASE, PUREZA É A FORÇA E UTILIDADE É O PRINCÍPIO.” Estes quatro lemas fundamentais constituem os principais alicerces sobre os quais e em torno dos quais todos os interesses e atividades dos membros desta Sociedade transcendental devem se apoiar e girar. Todas essas quatro atividades estão intimamente interligadas e inter-relacionadas. Isto é, este Movimento de Sankirtana (“canto congregacional dos santos nomes de Deus, Krishna”), inaugurado há 500 anos pelo Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, o Avatara Dourado, é o processo de autorrealização recomendado, e o sanatana-dharma para a atual era de Kali.

O objetivo último de um ser vivo, principalmente na forma humana, é desenvolver amor puro por Krishna, o qual já se encontra intrínseco dentro do coração de todos, e, para cumprir esse objetivo, a primeira atividade essencial deste Movimento, a qual devemos adotar, é PREGAR. Esta palavra “pregar” pode parecer piegas ou impositiva, porém ela se resume simplesmente em transmitir para o próximo aquilo que estamos assimilando e experimentando – até porque o ser humano é um ser social. Para este propósito de “transmitir” este conhecimento e realizações que são tão elevados, os quais são tão incomensuráveis que nos achamos incapazes de o revelar de maneira adequada e perfeita, recorremos a expertise e a potência transcendental do devoto puro de Krishna, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, e possibilitamos que ele realize a perfeita transmissão destes ensinamentos através de distribuirmos seus LIVROS, os quais possuem o poder de mudar a vida de nós mesmos e a vida daqueles que os lerem. Por isso, “OS LIVROS DE SRILA PRABHUPADA SÃO A BASE.”

E para cumprirmos esse propósito de transmitir nossas realizações e passar este conhecimento, principalmente pela distribuição dos livros de Srila Prabhupada, precisamos de força espiritual para convencer nossos irmãos que estão destituídos dessa misericórdia, e, para isso: PUREZA É A FORÇA. Nós, como almas espirituais eternas, por natureza somos constitucionalmente puros, mas, devido ao contato com esta energia material externa, estamos encobertos pela ilusão, ou maya, de que somos estes corpos, estas mentes, estas inteligências e estes egos falsos. Porém, ao cantarmos estes santos nomes de Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare, e ao praticarmos serviço devocional desinteressado ao guru e a Krishna, gradualmente nos purificamos dessas falsas concepções de vida.

E, finalmente, para que todos os três propósitos acima sejam executados, Srila Prabhupada enunciou o quarto lema: “UTILIDADE É O PRINCÍPIO”, ou seja, a verdadeira renúncia é utilizar tudo ao nosso redor (ou quase tudo), no serviço a Krishna, tendo em vista cumprir os três lemas anteriores já mencionados. Como mencionou Srila Rupa Gosvami:

anasaktasya visayan
yatharham upayunjatah
nirbandhah krsna-sambandhe
yuktam vairagyam ucyate

“Quando alguém não está apegado a nada, mas, ao mesmo tempo, aceita tudo em relação a Krishna, está corretamente situado acima do sentimento de posse.” (Bhakti-rasamrita-sindhu 1.2.255)

Dentre esses quatro lemas, a principal missão de Srila Prabhupada foi a impressão e distribuição de seus livros transcendentais. Esta foi a ordem dada a ele por seu mestre espiritual Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura: “Se você receber algum dinheiro, imprima livros”, e Srila Prabhupada aceitou essa ordem como sua vida e alma.

Srila Prabhupada descansava por volta das 22h e se levantava por volta da meia-noite, e nas primeiras horas da manhã, todos os dias, ele escrevia seus livros transcendentais. Ele trabalhou duro para escrever esses livros para nosso benefício.

Certa vez, num grande festival de sankirtana, Srila Prabhupada mandou chamar os maiores distribuidores de livros e perguntou: “Qual deve ser a atividade mais importante dos devotos em nosso Movimento?” E todos eles responderam: “Distribuir os seus livros!!!” E Srila Prabhupada respondeu: “Não. Tem uma atividade ainda mais importante!” Todos ficaram atônitos e confusos. E Srila Prabhupada completou: “Ainda mais importante do que distribuir meus livros é lê-los, absorver seus ensinamentos, colocá-los em prática e desenvolver amor por Krishna!” E aí todos entoaram um sonoro “JAAAYAAA!!!”

Em outra ocasião, ele respondeu a um discípulo que perguntou: “Como posso agradar você?” “Você pode me agradar mais lendo meus livros e seguindo as instruções nele contidas.”

Lembro-me de que quando eu era um brahmachari sankirtaneiro de tempo integral, não gostava de distribuir um livro que eu ainda não tivesse lido. Me dava muito prazer imaginar as pessoas lendo e se iluminando com os ensinamentos de Srila Prabhupada que eu já havia lido.

Hoje sei que muitos devotos têm os livros de Srila Prabhupada em seus computadores. Mas, pessoalmente, acho muito mais atrativos os livros impressos de verdade, com as belas capas coloridas e pinturas coloridas de Krishna. É bom ter o livro real, virar as páginas, mantê-lo com você…

Srila Prabhupada kiii jaaaya! Distribuição dos livros de Srila Prabhupada kiii jaaaya! Sankirtana Yajña kiiijaaaya!

Vosso servo eterno,
Paravyoma Dasa (ACBSP)

Categorias: Editorial