Chaitanya-caritamrita, Madhya-lila 14.5, significado: Às vezes, membros da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna, principalmente nos países do ocidente, acham difícil se aproximar de pessoas para distribuir livros porque as pessoas não estão familiarizadas com as tradicionais vestes açafroadas dos devotos. Os devotos, então, perguntaram se podem usar roupas europeias e americanas para o público em geral. Segundo as instruções dadas para o rei Prataparuda por Sarvabhauma Bhattacarya, nós podemos entender que podemos mudar nossas vestes para facilitar nosso serviço de quaisquer maneiras. Quando nossos membros mudam suas vestes para encontrar o público ou para introduzir nossos livros, eles não estão quebrando princípios devocionais. O verdadeiro princípio é espalhar esse movimento de consciência de Krishna, e se alguém precisa mudar para vestes ocidentais para esse propósito, então não há objeção.

Vantagens da distribuição de livros em vestes ocidentais.

HarikesaSwami: Alguém pode vestir qualquer tipo de roupa para facilitar a distribuição de livros. Se um devoto pode fazer dez livros no dia em vestes vaisnavas e trinta livros no dia em vestes ocidentais, então ele deve usar vestes ocidentais. Mas se há apenas uma pequena diferença nos seus resultados, então ele deve usar vestes vaishnavas porque é mais útil para o desenvolvimento da consciência de Krishna das pessoas e suas apreciações da ISKCON. Mas norte da Europa, no inverno, terão dificuldades para distribuir em vestes vaishnavas, que são feitas para um clima quente. Alguém pode usar um dothi ou sari por cima de calças forradas termicamente, mas parece impraticável para as pessoas nas ruas. Nós julgamos alguma coisa pelos resultados.

Sankara-pandita Dasa: A adoção das vestes ocidentais é baseada em engajar aqueles que não estão familiarizados com as vestes vaishnavas. É uma escolha individual, e um distribuidor de livros deve ser encorajado por outros a vestir-se de acordo com seu desejo. Mas, enquanto estiver vestindo vestes ocidentais, os devotos nunca devem negar sua identidade como devotos Hare Krishna. Eu não acho que perucas devem ser usadas porque anos atrás nós recebemos muitas críticas que perucas eram fraudulentas. É melhor que os devotos usem chapéus.

Rohinisuta Dasa: Vestir roupas karmi não significa estar se escondendo. Essas vestes são práticas porque nós estamos nas ruas. Roupas indianas são para o templo ou para cantar nas ruas. Nossas vestes karmi faz ser mais fácil para as pessoas. Imagine que você está conversando com um monge com cabeça raspada na rua, e seu vizinho vê você – as pessoas têm esses medos, então nós devemos ser discretos. Mas mesmo em roupas karmi nós podemos nos apresentar abertamente. Eu falo muitas vezes sobre Hare Krishna, sobre os livros, sobre a filosofia. Eu abro os livros e mostro às pessoas o sânscrito, as imagens, o índice e o glossário. Se as pessoas nos perguntam se isso é Hare Krishna, nós não devemos negar. Eles vão descobrir de qualquer maneira. Apenas admita: “É claro, é Hare Krishna. Você conhece o Hare Krishna? É um tipo de yoga, bhakti-yoga.”

Fale para eles elevarem a consciência para a consciência de Krishna e que nós temos centros em todo mundo – e um aqui perto – então, você pode dar-lhes um convite. Alguns devotos têm livros de imagens que eles levam e mostram para as pessoas nossas atividades e projetos. As pessoas ficam impressionadas. Eles quase nunca leem essas coisas nos jornais. Eles ouvem que Hare Krishna é algo ruim. Mas se eles conhecerem um devoto que entusiasticamente prega para eles, eles gostam. Então, pegue um livro e o leia.