Conversa após a aula:

Devoto 1: Nós normalmente nos barbeamos a cada duas semanas porque até mesmo após duas semanas parece um pouco sujo.

Devoto 2: Você pode conseguir boas perucas.

Prabhupada: Não. Não tem necessidade. Isso também é confusão da mente. Hoje em dia, você pode ir com casaco, calças e cabeça raspada. Ninguém irá criticar. Virou uma moda. Russos, eles usam; Krushchev, eu vi – cabeça raspada.

[P.S.] Envie gentilmente uma cópia para cada centro o mais cedo possível. Sua Divina Graça especialmente requisita que o sistema de raspar a cabeça no quarto dia após o Ekadasi, o Purnima, seja introduzido imediatamente em todos os centros.

Qual a necessidade do uso de uma peruca? Mantenha o cabelo regular de um cavalheiro. Não há necessidade do uso de vestes açafroadas. Se, com vestes comuns, você consegue vender mais livros, não há necessidade de vestes açafroadas. 26

Você pode ir vestido como um cavalheiro porque será mais fácil de viajar nessa parte do mundo. 27

Afirmações dos Significados Bhaktivedanta

Srimad-Bhagavatam 7.5.7: No nosso movimento de consciência de Krishna, a tática de vestir alguém como um karmi comum é necessária porque todos no reino demoníaco são contra os ensinamentos vaishnavas. A consciência de Krishna definitivamente não agrada os demônios desta era atual. Logo que eles veem um vaishnava vestido com roupas açafroadas, com contas em seu pescoço e tilaka na sua testa, eles ficam imediatamente irritados. Eles criticam o vaishnava, falando Hare Krishna de forma sarcástica, e algumas pessoas também cantam Hare Krishna de forma sincera. Em ambos os casos, como Hare Krishna é absoluto, se uma pessoa cantar brincando ou sendo sincera, terá seus efeitos. Os vaishnavas sentem prazer quando os demônios cantam Hare Krishna, porque isso mostra que o movimento de Hare Krishna está tomando espaço. Os maiores demônios, como Hiranyakasipu, estão sempre preparados para castigar os vaishnavas, e eles vão tentar fazer arranjos para que os vaishnavas não vendam seus livros e nem preguem a consciência de Krishna. Então, o que foi feito por Hiranyakasipu há muito tempo ainda está acontecendo. Essa é a vida materialista. Demônios ou materialistas definitivamente não gostam do avanço da consciência de Krishna, e eles tentarão dificultá-la de várias maneiras. Ainda assim os pregadores da consciência de Krishna devem seguir em frente, com suas vestes vaishnavas ou quaisquer outras vestes, com o propósito de pregar.

Srimad-Bhagavatam 7.13.9: Para paramahamsas, ou sannyasis na ordem vaishnava, pregar é o principal dever. Para pregar, esses sannyasis devem aceitar os símbolos do sannyasa, como a danda e o kamandalu, ou, às vezes, eles não devem aceitar. Geralmente, os sannyasis vaishnavas, sendo paramahamsas, são automaticamente chamados babajis, e eles não levam consigo um kamandalu ou uma danda. Esse tipo de sannyasi pode escolher aceitar ou rejeitar as marcas de um sannyasa. Seu único pensamento é: “Onde há alguma oportunidade para espalhar a consciência de Krishna?”. Às vezes, o movimento da consciência de Krishna envia seus sannyasis representantes para países estrangeiros onde a danda e o kamandalu não são muito apreciados. Nós mandamos nossos pregadores em vestes comuns para introduzir nossos livros e nossa filosofia. Nossa única preocupação é atrair as pessoas para a consciência de Krishna. Nós devemos fazer isso vestidos como sannyasis ou em roupas comuns de cavalheiros. Nossa única preocupação é espalhar interesse pela consciência de Krishna.