Todas as glórias a Srila Prabhupada! Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gouranga!

Hare Krishna! Minhas humildes e respeitosas reverências para todos!

É dito que a água busca seu próprio nível… Nosso yatra passou por muitas ondas em prol de apoiar o sankirtana, achando que se manter apenas com os livros não seria possível. Adesivos contra as drogas, incensos, venda de bombons de chocolate, balas de gengibre e outras coisas… Apesar de tudo isso, a BBT sempre perdoou as dívidas dos templos. As discussões sobre o sankirtana puro e sobre o sankirtana contaminado não existem mais: a água alcançou seu nível. O Senhor Gouranga está nos abençoando com essa alavanca que o yatra brasileiro está tendo com a distribuição de livros e eu queria destacar o grande esforço da liderança da BBT, que, apesar de ter uma ISKCON pouco comprometida com a distribuição de livros, tem conseguido sobreviver.

BBT ki jaya! Coração de Srila Prabhupada ki jaya!

Alguns devotos acreditam que nossos livros perderam vigência, e outros acham que nossos fregueses estão nos centros de yoga ou então em linhas esotéricas. Nós achamos que nossos fregueses estão por todos os lados, por todas as ruas, prédios, ônibus, trens, aeroportos, bares, praias etc. A verdade é uma só e o guru é um só. É fácil para um seguidor fiel de Srila Prabhupada detectar o que não se deve seguir. Claro, precisa-se de muito esforço, dedicação e renúncia a desejos pessoais para fazer aquilo que foi deixado pelo Acharya, e parece que nem todos estão dispostos. Ser um líder em consciência de Krishna é ser um grande servo, assim como o Senhor Sri Krishna serviu de quadrigário a Seu devoto e como Srila Prabhupada serviu e está servindo a todos nós através de seu comportamento perfeito e orientações incríveis. Nada de zona de conforto: as austeridades fortalecem o caráter. A personalidade de Deus disse: “Aqueles que não são austeros, não Me compreendem”. Os líderes não se isolam. Srila Prabhupada diz: “Privacidade não se casa com santidade”, “Sadhu, aqueles que são santos, para eles não há segredos. Não há segredo. Não há privacidade. Um sadhu, sadhu não tem privacidade.” (Aula em Nova Iorque, 1966)

Os devotos do Senhor Chaitanya não conseguiram encontrar o Senhor Nityananda quando Gouranga lhes pediu isso e retornaram fracassados. Então, o Senhor falou: “Que método vocês usaram?” “Pela procura…”. O Senhor Gouranga, então, disse: “Vão em kirtana!” É incoerente pensar que isso possa molestar as pessoas… Na época do Senhor Caitanya, até mesmo grandes intelectuais como Sarvabhauma Bhattacharya e outros se molestaram por um sannyasi aplicar esse método, mas o Senhor não parou. Ele continuou e converteu todos eles. Também não faz sentido pensar que essa metodologia tenha ficado ultrapassada, pois a própria Suprema Personalidade de Deus iniciou esse movimento de sankirtana, que tem duração de 10 mil anos… Sim! Novos métodos são aceitáveis, mas sem deixar de lado os 50% que Srila Prabhupada nos deu.

Quando nós estamos nas ruas, no humor de sankirtana, muitos devotos que estão buscando pelo movimento do Senhor Chaitanya, como devotos que abandonaram seus corpos sem finalizar o processo, ou então personalidades que vieram de outras situações, como semideuses, retornarão a suas posições e  se juntarão ao movimento de Srila Prabhupada. Mas se os devotos não estiverem nas ruas, cantando e distribuindo livros, onde então eles encontrarão o movimento do Senhor Chaitanya?

“Satsvarupa Dasa Gosvami: Às vezes você diz que somente algumas pessoas aceitarão a consciência de Krishna. (…) Mas esta manhã, em sua palestra, você disse que centenas e, em seguida, milhares e, em seguida, milhões de pessoas vão aceita-lá. Quantos? Serão apenas alguns ou muitos?” Prabhupada respondeu: “Depende de sua pregação”.

Se fala muito sobre proteção aos devotos e regar a raiz da proteção aos devotos é cuidar do humor da nossa sociedade, um humor onde haja inspiração para que haja pessoas com tempo e disposição para poder socorrer os problemas que a sociedade possa ter.

Srila Prabhupada entendeu a mensagem de Srila Bhaktisiddhanta, e essa é a grande diferença entre a ISKCON e outras missões vaishnavas: o humor da distribuição de livros. “Se você conseguir algum dinheiro, imprima livros!” (Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura) “Esses meus livros serão leis por dez mil anos!”. (Srila Prabhupada)

Srila Prabhupada mencionava que um dos motivos do fracasso do sistema comunista foi ter tirado a competição. Ele queria uma competição pura, que nos ajudasse a incrementar a distribuição. Há muitos anos que estamos pedindo uma carta semanal, como era feito antigamente no yatra brasileiro, com esse propósito. Foi solicitado agora para todos os templos; alguns nem se pronunciaram, e outros falaram que preferiam ficar incógnitos.

“Confirmo o recebimento de sua Carta de Sankirtana semanal. Fico sempre feliz em ouvir falar em aumento na venda de livros. Esses relatórios me incentivam muito.” (Carta a Srutadeva, 19 de maio de 1975)

“Então a sociedade perfeita, ou sociedade védica, não elimina a competição – competição, fracos e fortes, isto deve existir –, mas elimina a inveja, pois todos são fracos perante Krishna. Ficou claro?” (Carta a Sri Govinda, 25 de dezembro de 1972)

Nesta maratona de julho, a nova administração do Rio de Janeiro, buscando reviver a consciência de sankirtana no seu yatra, convidou para que enviássemos alguns devotos do sul para realizarem a maratona ali. Gostaria de agradecer a oportunidade e iniciativa e relatar que, nessa maratona, os devotos distribuíram 9016 livros no Rio de Janeiro! Yatra do Rio ki jaya!

Também gostaria de mencionar o belo exemplo de mataji Narayana Devi Dasi de Niterói, esposa de prabhu Pandaveya Dasa, que abandonou o corpo recentemente. Ela, apesar de sua idade avançada, serviu de quadrigária para os devotos poderem fazer maha-sankirtana, levando-os em seu carro em plena madrugada para que eles pudessem falar com as pessoas nos barzinhos.

Queridos vaishnavas, por favor nos abençoem para que possamos sempre nos manter para poder satisfazer Srila Prabhupada e o Senhor Gouranga! Sankirtana yajna ki jay!

“Não mudem nada, façam tudo como eu fiz. Vocês americanos gostam de mudar tudo. Esse é o problema de vocês!”

Seu servo em consciência de Krishna,
Harakanta Dasa Brahmachari

Categorias: Editorial