“Distribuam meus livros.” (Srila Prabhupada)

Com o advento da Kali-yuga, tendo em vista a significativa perda de memória dos membros da sociedade humana, dentre outras mazelas que nos afligem, os Vedas, que a princípio eram transmitidos oralmente, precisaram ser registrados na forma escrita, de modo que todas as suas relevantes informações pudessem ser objeto de consulta.

Srila Vyaseva ficou encarregado dessa missão.

Tempos depois, no século XVI, quando o Senhor Caitanya Mahaprabhu estava aqui no nosso planeta, com o auxílio de Seus principais associados, os Seis Goswamis de Vrindavana, sob a liderança de Rupa Goswami e Sanatana Goswami, foi estabelecida a base para propagação da bhakti-yoga através de várias compilações.

Eis que, mais recentemente, Bhaktivedanta Swami Prabhupada, seguindo as instruções de seu guru, Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Maharaja Prabhupada, empreendeu significativos esforços para traduzir, primeiramente em inglês, para depois em diferentes idiomas, várias obras literárias, além de cumprir a predição de Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu ao distribuir os santos nomes por todas as vilas, cidades e aldeias.

“Os livros são a base” e “pregação é a essência” são afirmações do Jagad-guru Srila Prabhupada. Além disso, ele deixou claro que o serviço que mais o agradaria seria o da distribuição de seus livros.

Este é o movimento de sankirtana promovido pela própria Suprema Personalidade de Deus, que, com o suporte de Seus associados eternos, tem demonstrado benevolência e misericórdia ilimitadas, nos agraciou com a oportunidade ímpar de servi-lO amorosamente, trilhando o caminho de volta ao lar, de volta ao Supremo.

O movimento do Senhor Caitanya é essencialmente um movimento de pregação. Além disso, na Bhagavad-gita, Sri Krishna revela que, dentre os devotos que lhe servem amorosamente, aquele que prega as Suas glórias Lhe é mais querido.

Julho já chegou! Mês de maratona transcendental de distribuição de livros! Utsaha (entusiasmo)! Essa é a palavra-chave!

É o momento de retribuirmos o amor incondicional manifestado pelo Patita-pavana, salvador das almas caídas, Srila Prabhupada, nos esforçando para satisfazê-lo, através da ativa participação no Movimento de Sankirtana de Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu.

Sankirtana Yajna ki jaya!

Mahaprabhu Kripa Dasa

Presidente do templo ISKCON Rio de Janeiro

Categorias: Editorial