“Algum dia, as pessoas vão entender o quão valioso é o conhecimento que receberam. É uma literatura transcendental. Ninguém pode desafiar isso. É feito tão bem, sem qualquer mancha, o Purana imaculado. Por favor, continuem assim, imprimindo livros em todas as línguas para o benefício da humanidade desorientada e sofredora.” (20 de abril de 1973, para os devotos de Los Angeles.)

Manidhara Dasa: Uma vez por ano, fazemos um esforço extra para distribuir os livros de Srila Prabhupada. Nós nos concentramos nisso. Se você focar os raios do sol através de uma lupa e encaminhá-los para um objeto seco, o intenso aquecimento cria um fogo. Da mesma forma, se nós focamos o Sankirtana Yajna através a lupa da maratona, isso invoca a presença do Senhor de maneira mais efetiva nesta era.

Rohinisuta Dasa: Maratona significa determinação séria, nenhum outro desejo além de agradar Prabhupada por distribuir enormes quantidades de seus livros. Quando Advaita Acarya e Haridasa Thakura estavam pedindo para o Senhor aparecer no planeta, eles não tentaram por alguns dias e depois desistiram. Não. Eles estavam determinados: “O Senhor Caitanya tem que vir!” Eles estavam completamente fixos em sua compreensão e determinação. Quando os devotos estão determinados a fazer algo maravilhoso para o prazer do guru e Krishna, eles se tornam poderosos. Percebemos que somos indefesos e dependemos do Senhor para realizar algo extraordinário na maratona. Não temos força, poder ou devoção, mas nós temos uma coisa: nosso desejo. Que é o que toda entidade viva tem. Quando o desejo de alguém é direcionado para o serviço devocional do Senhor Caitanya, o Senhor se torna inclinado a Seu devoto e concede-lhe todo o potencial necessário.

Jaya Gurudeva Dasa: Depois de estar praticando a consciência de Krishna por algum tempo, nós tendemos a nos contentar com a maneira como praticamos a vida espiritual. “Bem, eu estou vivendo no templo e fazendo meu serviço.” O modo de bondade se instala e nós seguimos nosso próprio programa. Nós passamos a ver a consciência de Krishna como uma atividade comum. Mas Krishna faz um arranjo para nos mostrar que nem tudo está bem. Ninguém pode ser feliz a menos que o Senhor Supremo esteja satisfeito. E o Senhor está sempre em ansiedade por causa das entidades vivas ignorantes que estão apodrecendo no mundo material. Portanto, não podemos ser felizes a menos que mostremos compaixão pelo sofrimento das almas condicionadas. Como podemos ter paz de espírito sem nos importarmos com eles? É por isso que Krishna criou a maratona. Para devotos acomodados e satisfeitos com sua posição poderem ter a perturbação de sair e abordar as almas condicionadas. Mas não é só para o benefício das almas condicionadas, é também para nosso benefício. Se sairmos durante a maratona, testemunharemos os milagres de Senhor Caitanya. De uma forma, nós ainda temos dúvidas. Nós ainda não apreciamos a misericórdia. Então, para nos tornarmos realmente convencidos, precisamos de experiências adicionais que derivam da energia interna de Krishna, e a maratona oferece a melhor oportunidade para todos obterem grandes realizações e as experiências mais intensas do ano. Ela reconfirma nossa fé na energia interna de Krishna. É o maior esforço para propagar o movimento da consciência de Krishna. Assim sendo, colocamos tudo de lado, minimizamos outros programas e focamos na maratona de espalhar a consciência de Krishna através da distribuição de livros transcendentais.

Vijaya Dasa: Nós tentamos sair mais e distribuir mais. Isso não significa pressionar as pessoas. Isso significa nos pressionar.