Agressão

Os distribuidores de livros devem encontrar o equilíbrio adequado entre respeitar o livre-arbítrio das pessoas e induzi-las a comprar livros. Os devotos sabem que, às vezes, por aplicação da força, as pessoas obtêm o benefício duradouro desse serviço devocional único – aceitar um livro. Compara-se isso à administração de remédios, o que ajuda um paciente, embora ele seja forçado a tomá-lo. Os Vishnudutas deram essa analogia em relação a Ajamila, e hoje as pessoas são mais pecaminosas que Ajamila, que viveu seus primeiros vinte anos como um brahmana exemplar: ‘’Se alguém, ignorando a potência efetiva de um determinado medicamento, toma esse remédio ou é forçado a tomá-lo, o remédio agirá mesmo sem o conhecimento dele, porque a sua potência não depende do grau de compreensão do paciente.” Da mesma forma, embora não se saiba o valor de cantar o santo nome do Senhor, se alguém cantar consciente ou inconscientemente, o canto será muito eficaz.” (Srimad-Bhagavatam 6.3.19)

Livros não devem ser dados gratuitamente

Srila Prabhupada não queria que livros fossem distribuídos de graça, nem mesmo para bibliotecas ou “pessoas VIPs”, o que falar de pessoas na rua. Mas ele aprovou folhetos e panfletos enviados gratuitamente pelo correio ou distribuídos com livros.

“Em relação ao envio de livros gratuitos para uma biblioteca: o sistema que pode ser adotado é enviar os livros e dizer-lhes para examiná-los por uma semana. Se eles não gostam do livro, eles devem devolvê-lo às nossas custas. Se eles gostam e querem, então eles podem nos enviar o dinheiro. Mas nós não podemos dar livros de graça para ninguém. Eles devem ser pagos.”

 

Carta para Kirtiraja , 28 de maio de 1975.

Roupas de devoto, roupas ocidentais

Quando o movimento da consciência de Krishna começou na América, harinama-kirtana era praticamente a única pregação que os devotos faziam, e eles cantavam com roupas devocionais. Quando havia revistas e panfletos, os devotos os distribuíam ou vendiam para as pessoas que se reuniam em torno deles.

Livros de capa dura, também, foram distribuídos pela primeira vez por devotos vestidos com roupas de devoto. Mas os devotos descobriram que por se vestir em roupas ocidentais discretas, novos métodos de distribuição de livros e revistas eram possíveis. Por fim, Srila Prabhupada aprovou a adaptação e declarou que isso é fidedigno mesmo em seus significados.

Declarações de Srila Prabhupada (em ordem cronológica)

“Sim, se nossa distribuição de livros estiver melhorando, pode usar roupas quentes como casaco e calças no inverno. Eu não tenho objeção. Você pode usá-los.”

Carta para Bali Mardam, 31 de dezembro de 1972.

 

“Em relação aos nossos… membros do grupo de sankirtana se vestindo como hippies a fim de aumentar a distribuição de livros, isso não é um plano muito bom… Isso deve ser interrompido. Não devemos dar razões para alguém nos chamar de hippies. Mas os devotos podem se vestir de maneira respeitável, como damas e cavalheiros, para distribuir meus livros em circunstâncias especiais, mas até mesmo este programa não deve se generalizar.”

Carta para Rupanuga, 14 de fevereiro de 1973.