Olá queridos(as) devotos e devotas,

Por gentileza, aceitem minhas humildes reverências!
Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Gostaria de iniciar este texto falando da importância de estimularmos todos(as) os(as) sankirtaneiros(as) a enviarem seus resultados. Sabemos que nem todos(as) enviam mensalmente os resultados e, se nos ajudarmos mutuamente, isso pode melhorar. É também uma forma de valorizarmos e cuidarmos do importante serviço que hoje faz a mataji Vaishnavi Vrinda Devi Dasi, e que por anos foi feito por Damayanti Devi Dasi. Dizer gratidão a essas devotas é algo importante de nossa parte, pois é um trabalho de bastidores e que, sem ele, não estaríamos conectados com o humor de Srila Prabhupada.

Neste sentido, gostaria de trazer um tema específico para abrir essa Carta de Sankirtana, que é o cuidado das pessoas e o cuidado entre nós.

Trago uma reflexão da distribuição de livros de mãos dadas com a arte de cuidar, com o diálogo. O quantitativo de livros é algo muito importante e está conectado com nossa tradição e cultura. Todavia, se esse quantitativo não estiver conectado com o cuidado entre nós e a empatia com as pessoas, ele pode se tornar vazio. Então, que possamos sempre lembrar de nos ajudarmos mutuamente, de olharmos as necessidades de cada um que se dedica a essa atividade tão nectárea e misericordiosa. Cada sankirtaneiro(a) tem necessidades e uma condição orgânica interna específica. Assim, mais grupos de diálogo podem ser feitos entre os(as) sankirtaneiros(as), cada líder de sankirtana pode estar cada vez mais atento às necessidades de cada devoto(a) para que tenhamos a sustentabilidade nesta atividade e que todos se sintam cuidados e contemplados em suas necessidades.

Essa reflexão também pode ser levada para o encontro com as pessoas nas ruas. Se o foco é cuidar das pessoas, é interessante que, ao invés de enxergamos as pessoas como objetos, percebamos a diversidade que existe no mundo, para não tentarmos converter ninguém, mas, sim, fazer amizades, aprender com as experiências. A distribuição de livros pode ser extrativista se vemos o outro apenas como objeto que vai gerar dinheiro. Entretanto, se vamos, de fato, imbuídos de compaixão, com as bases da Comunicação Não Violenta, encontros e experiências muito profundas podem acontecer.

Às vezes, a pessoa pode não levar um livro, mas podemos trocar contatos, cultivar a amizade e, com certeza, algo de bom fica na experiência. Cada ação que fazemos e que recebemos tem um poder que nem conseguimos imaginar. Uma palavra nossa pode mudar a vida de uma pessoa, um sorriso que recebemos pode transformar o nosso dia. E, assim, seguimos neste espírito missionário da distribuição de livros, atentos à arte de cuidar, pois, aí, estaremos cada vez mais fortes, unidos, com empatia com as pessoas e, por conseguinte, distribuindo mais livros de maneira sustentável e, de fato, dialogando. O diálogo tem um poder humanizador, pois está calcado na escuta e conexão com outrem; toca inclusive em algo da ordem da cura, da participação no coletivo, mysterium coniunctionis, tão bem expresso na cultura de diversas tradições que têm como base a vida comunitária.

Termino este texto com uma reflexão de Bhakti Thirta Swami:

Nunca sabemos quando estamos desempenhando um papel importante na vida de outra pessoa. Todos influenciam uns aos outros de formas sutis e também óbvias, e, às vezes, não estamos conscientes do impacto que causamos sobre outra pessoa. Nos dias de hoje, em que tantas pessoas estão sufocadas com as impurezas pesadas do planeta, um sopro de ar fresco ou uma brecha podem fazer uma diferença enorme – especialmente se forem potentes. Não podemos enfatizar de maneira adequada a importância de nossos gestos pequenos e aparentemente insignificantes. Quanto mais manifestarmos a Divindade dentro de nós e a expressarmos através da compaixão, mais conseguiremos elevar aqueles que encontramos no decorrer de nossa vida diária. (Guerreiro Espiritual II p.207. 2008).

Prema Sindhu Dasa
Doutorando em educação pela Universidade Federal da Paraíba
Membro da secretaria de sankirtana

Categorias: Editorial