Somos a única esperança para que a sociedade humana receba conhecimento verdadeiro, e nossos livros são a única coisa real. Pode levar um tempo, mas um dia toda esta literatura néscia, filosofia néscia, cultura néscia, será substituída… Esta é minha ambição – que muitas pessoas consigam a iluminação. Mas elas estão sendo privadas da oportunidade. Um dia, o mundo inteiro apreciará que tenhamos mudado a face da Terra das trevas à luz. Esse ano, a distribuição de livros deve aumentar mais que o dobro. Temos muitos planos; estamos construindo a cidade de Mayapur, portanto Krishna tem que aumentar as nossas vendas mais e mais. No futuro, a chegada da cultura védica na América fará parte da História. Estamos introduzindo um novo estilo de vida e civilização. Tudo deveria ser ideal. Ninguém sonhou antes com semelhante civilização, na qual é possível viver feliz e livre, sem ansiedade, e com esperança, uma grande esperança de voltar ao lar, voltar a Deus. Por aumentar a venda de livros, América, e então o resto do mundo, se tornará consciente de Krishna. O mundo inteiro está na escuridão. Os científicos, Darwin, Freud – todos na escuridão. Esta é a única instituição que está oferecendo alguma luz. Devem ficar convencidos disso para poder pregar de maneira eficaz.

(Citação de Srila Prabhupada em Distribute Books, Distribute Books, Distribute Books, por Satsvarupa Dasa Goswami, p. 107)

Srila Prabhupada sobre a distribuição massiva de livros

A distribuição massiva de livros foi a forma mais efetiva de satisfazer o desejo de Srila Prabhupada de que a distribuição de livros aumentasse continuamente. Por isso, este capítulo enfatiza a distribuição massiva, e o próximo capítulo está dedicado a outras formas de distribuir, embora muitos temas (especialmente a seção “Formas ilimitadas de elogiar os livros de Srila Prabhupada”) também podem ser aplicados a outros tipos de distribuição de livros que são descritos no próximo capítulo.

Cada livro que é distribuído, independentemente de fazer parte de um resultado grande ou pequeno, tem o potencial de mudar as vidas das almas condicionadas. Se estamos empoderados, podemos dar mais livros a cada pessoa e convencê-las para que os levem. Uma quantidade maior de livros significa uma quantidade maior de misericórdia para as almas condicionadas. Por esse motivo, Srila Prabhupada ressaltou a distribuição massiva.

No passado, a quantidade de livros distribuídos aumentou vigorosamente à custa da qualidade, pois os devotos usavam técnicas inadequadas e irresponsáveis que serão discutidas brevemente neste capítulo. A ISKCON enfrentou reações negativas, e isso fez com que os devotos desconfiassem das técnicas de distribuição massiva. Porém, a distribuição massiva responsável ensinou uma lição à ISKCON. Indicou que não podemos manter a quantidade sem a qualidade. Krishna não o aceitará.

Contudo, tal como vimos recentemente e no passado, se os distribuidores têm motivos puros para distribuir grandes quantidades de livros, Krishna lhes dará o poder para que o consigam por meio de métodos de alta qualidade. E então, as pessoas se sentem atraídas e, de vez em quando, observam maravilhados como são distribuídos os livros. Por que? Porque os distribuidores conscientes de Krishna são atraentes. Srila Prabhupada tinha grandes planos, e expressou seu desejo de ver quantidades enormes de livros distribuídos, e é por isso que seus seguidores têm o dever de achar a forma mais agradável para aumentar as quantidades de livros distribuídos para seu prazer.