A base da distribuição de livros é ouvir e cantar, e não existe nenhum outro substituto. É possível que pessoas venham durante um tempo, fiquem interessadas e realizem serviço; porém, quando escutam e cantam em grupos de devotos onde se discute a filosofia, começam a compreender sua verdadeira capacidade de servir e fazê-lo de uma forma espontânea e voluntária.

Prabhupada nos disse que, para poder inspirar aos devotos para realizar serviço, devíamos criar uma atmosfera na qual as pessoas sentissem que o serviço é individual, voluntário e espontâneo. Também disse que deviam ser criados novos desafios o tempo todo. Cantar e ouvir é fundamental para poder compreender qual é a capacidade individual para realizar serviço, e os devotos devem reunir-se para ouvir sobre a Bhagavad-gitae o Srimad-Bhagavatam. Somente assim surgirá a inspiração natural para propagar a consciência de Krishna, pois ela estará baseada em uma fé pura.

A menos que uma persona tenha fé pura, no verá razão para distribuir a Bhagavad-gitaou o Srimad-Bhagavatam. Quando uma pessoa escuta e canta e aprende alguma coisa dessa vibração sonora, e se reúne com outros devotos para expressar suas dúvidas e escuta as soluções deles, então se torna forte. E quando encontra com outras pessoas, é capaz de infundi-los fé, compreendendo que o instrumento para transmitir essa fé é a Bhagavad-gita e o Srimad-Bhagavatam.

Ese é o ponto de partida. Todo aquele que quer alcançar o sucesso na vida precisa encontrar o gosto por ouvir e cantar sobre assuntos espirituais. Ouvir o Bhagavad-gitanão é diferente que ouvir a Krishna diretamente no campo de batalha de Kurukshetra, portanto, precisa ser feito todos os dias. Caso contrário, seremos destruídos fácilmente por maya.

O serviço de sankirtanaé o mais benéfico, porque todos podem contribuir de alguma forma para obter misericórdia. Esta é a essência da religião, ser bondoso com todas as entidades vivas. Este é o programa do Senhor Chaitanya: ouvir e cantar juntos, sair para propagar as glórias do Santo Nome, ir de porta em porta e conhecer pessoas, e dar a oportunidade de saborear uma fé pura e voltar ao lar, voltar ao Supremo.

Uma vida sem sankirtana, sem propagar as glórias deo Senhor, é uma vida tediosa. Onde quer que há sankirtana, há vida. Todos deveriam se ocupar nisso. É o yuga-dharma(o processo espiritual recomendado para a autorrealização). É o yajña (sacrifício espiritual para o prazer de Deus). Quando o realizamos, embora seja em uma pequena quantidade, nossa vida se torna auspiciosa e somos abençoados a cada momento pela Deusa da fortuna. Não precisamos nos preocupar por nada, porque o próprio Senhor cuida de tudo.

Vaisesika Dasa
(Passagem de una entrevista – www.distributebooks.com)

Categorias: Editorial