Quando o movimento para a consciência de Krishna começou na América, harinama-sankirtana era praticamente o único tipo de pregação que os devotos realizavam, e cantavam usando roupa devocional. Mais tarde, revistas e panfletos foram publicados, e os devotos os distribuíam ou vendiam às pessoas que se aproximavam ao grupo de harinama. Os livros de capa dura chegaram e, no começo, os devotos os distribuíam usando roupa devocional. Mas descobriram que, usando roupa ocidental, era possível utilizar mais métodos para distribuir livros e revistas. Eventualmente, Srila Prabhupada aprovou a adaptação e a pronunciou bona fideinclusive nos seus significados.

    Declarações (por ordem cronológica) de Srila Prabhupada

    Sim, se vestir roupas de inverno, como um casaco ou calças, está melhorando a distribuição de livros, não tenho qualquer objeção, podem usá-los.
    (Carta para Bali Mardan, 31 de dezembro de 1972)

    Em relação com nossos devotos desankirtanacolocando vestes como hippies para acrescentar a distribuição de livros, não acho um bom plano… deve ser interrompido. Não devemos dar motivo a ninguém para ser chamados de hippies.Mas os devotos podem vestir roupas requintadas como damas e cavalheiros para distribuir meus livros em circunstâncias especiais, porém, mesmo assim este programa não deveria ser generalizado.
    (Carta para Rupanuga, 14 de fevereiro de 1973)

    Não há qualquer objeção a respeito de usar roupa ocidental para distribuir meus livros. Não é necessário usar essa vestimenta todas as vezes, mas sempre devemos usar sikha e tilaka. Apesar disso, podem ser usadas perucas ou chapéus tal como você descreve. Precisamos tomar qualquer posição favorável para executar a consciência de Krishna. Não esqueça nossos princípios. Mas às vezes podemos adaptar esses meios para ajudar à distribuição de livros. De uma forma ou outra distribuam livros, e se podem impressionar os outros para que cantem, então as roupas que vistam não são importantes.
    (Carta para Jagadisha, 23 de julho de 1973)

    Com respeito a vender livros com roupa karmi:sim, pode ser feito, não existe nenhum inconveniente.
    (Carta para Ramesvara, 12 de outubro de 1973)

    Fico feliz em saber sobre o sucesso de Tripurari na distribuição de livros em Chicago. Fui informado que ele está usando dhoti,mas Karandhara disse que o dhotié um obstáculo. Se ele consegue distribuir 105 Gitase 105 Sri Isopanisads em um dia em Chicago usando dhoti,por que não tentar o mesmo em outros lugares também?
    (Carta para Madhudvisa, 7 de agosto de 1973)

    Em relação às técnicas de distribuição de livros, está certo se os devotos usarem as mesmas roupas que os jovens aos que distribuem livros. O ponto principal é que os inocentes recebam os livros e a oportunidade de tornar-se consciente de Krishna por lê-los. É preciso que nossos distribuidores de livros também leiam meus livros e sigam todos os princípios regulativos, dessa forma está certo vender em público dessa forma.
    (Carta para Jagadisa, 25 de junio de 1974)

    Acho maravilhoso que você continue distribuindo [a revista] Back To Godhead. Se a roupa karmiestá ajudando, então continue usando roupa karmi.Precisamos realizar atividades missionárias; o tipo de roupa não é fundamental.
    (Carta para Satadhanya, 16 de fevereiro de 1976)

    Carta de 26 de novembro de 1976, de Hari-sauri Dasa, aprovada por Srila Prabhupada:

    Eis aqui um extrato da aula do Srimad-Bhagavatam5.6.3, ministrada o 25/11/1976. Srila Prabhupada solicitou que seja enviada a todos os templos e ao G.B.C.:

    Se você dar tapinhas nas costas dos seus subordinados, irá aumentar seus hábitos incorretos, e se você optar por corrigi-los, eles melhorarão. Dessa forma, é recomendado corrigir ou disciplinar um filho – não ser indulgente com ele; se for um pouco indulgente, seus defeitos aumentarão. Agora somos conhecidos no mundo inteiro pelas nossas cabeças raspadas, certo? E agora estamos deixando crescer o nosso cabelo. Estamos esquecendo de raspar. Porque houve um pouco de indulgencia, imediatamente tem aparecido indícios de coisas inadequadas. Devemos ser reconhecidos pela nossa cabeça raspada, não pelo cabelo longo. Existe uma contradição. Devemos raspar a cabeça completamente pelo menos uma vez por mês. Na segunda quinzena do mês, no dia depurnima, quatro dias depois de ekadashi, uma vez por mês, deveríamos raspar a cabeça. Não é desejável ser punido na idade adulta. Isto não é desejável. Isto também é difícil, porque quando o discípulo ou o filho crescem, se forem punidos, ficam muito abalados. Então, antes de que sejamos punidos, devemos ser conscientes de que essas são nossas regras e regulações que devemos seguir… Assim, com as mãos postas peço-lhes que não deixem seu cabelo crescer e se tornem hippiesde novo. Raspem as suas cabeças pelo menos uma vez por mês. Esse é meu pedido. Não posso puni-los – eu sou um idoso e vocês são jovens.

    Conversa depois da aula:

    Devoto 1: Geralmente raspamos a nossa cabeça a cada duas semanas, porque mesmo depois de duas semanas fica um pouco desleixada.

    Devoto 2: É possível conseguir boas perucas.

    Prabhupada: Não. Não é necessário. É uma especulação mental. Hoje em dia é possível sair com casacos, calças e a cabeça raspada. Ninguém irá criticá-los. Virou moda. Os russos fazem o mesmo; Kurshchev, eu vi ele – cabeça raspada.

    [P.S.:] Por favor, envie uma cópia a cada centro o mais rápido possível. Sua Divina Graça solicitou especialmente que o sistema de raspar a cabeça quatro dias depois de ekadashi, o dia de purnima, seja introduzido imediatamente em todos os centros.

    Qual a utilidade de usar peruca? É melhor deixar seu cabelo crescer como um senhor normal. Não é necessário usar roupas de cor açafrão. Se você está vendendo mais livros usando roupa normal, não é necessário usar roupas de cor açafrão.
    (Conversa, 29 de maio de 1977)

    Você pode vestir-se como um cavalheiro, e assim será mais fácil viajar nessa parte do mundo.
    (Carta para Sridhara, 4 de junho de 1976)