Sairishi Devi Dasi: O ponto principal é que o acharya está nos dando esta missão. Se não fosse por Srila Prabhupada, nem sequer teríamos estes livros. E se não tivesse falado da importância de difundir a consciência de Krishna através da distribuição de livros, nunca o teríamos feito. E também precisamos ouvir de um mestre espiritual. Assim nos sentiremos inspirados a fazê-lo. Quando entramos no movimento para a consciência de Krishna, não compreendemos logo no início de que trata a missão. Em primeiro lugar, nos preocupamos com nosso próprio bem-estar espiritual. Depois de um tempo, compreendemos que também devemos compartilhar este conhecimento com os outros. Assim é indicado pelo mestre espiritual. Por este motivo, os devotos deveriam ser encorajados pelas autoridades do templo. A instrução deve ser transmitida. No templo deve existir um entorno especial centrado na distribuição de livros e a pregação. Desta maneira, as coisas poderão ser efetuadas. Todos nós precisamos inspiração. Acaso algum de nós tem vocação de vendedor de livros? Nenhum de nós. De fato, antes de tornar-me devota, o pior que podia imaginar fazendo era vender coisas na rua, ou de casa em casa, especialmente alguma coisa relacionada com religião. Considerava que era o trabalho mais baixo, mas hoje em dia me dedico inteiramente a ele. O mestre espiritual e as autoridades do templo realçam este serviço, e Srila Prabhupada insistia nele. Se não ouvimos sobre ele das autoridades, é difícil extrair imediatamente a informação nos livros, porque Srila Prabhupada explica muitos temas diversos. Portanto, se aprendemos desta forma, podemos obter uma compreensão profunda da filosofia, e essa compreensão espiritual amadurecerá nossa atitude em relação à distribuição de livros. Ainda mais, a distribuição de livros mantém o templo saudável em diversos níveis, espiritual e economicamente.

    Haridasa Thakura Dasa: Para mim, a maior inspiração é a instrução do mestre espiritual. Ele me disse que eu devia distribuir livros, e é isso que estou fazendo. E a segunda inspiração mais importante é a companhia dos devotos que tem dedicado suas vidas à missão da distribuição de livros e vão para as ruas todos os dias. Além disto, Srila Prabhupada sempre enfatizou que nossa missão mais importante era distribuir livros. Quando leio isto nas cartas de Prabhupada me sinto muito inspirado. Ler os livros é inspirador. E o serviço em sim mesmo. Às vezes posso saboreá-lo, e às vezes não; mas minha incapacidade para saboreá-lo deve-se aos meus desejos materiais, não ao serviço em sim mesmo. O serviço é sempre bem-aventurado. Algumas vezes não disfruto dessa bem-aventurança porque estou apegado à natureza material. Mas ao ver que a distribuição de livros purificará e libertará ao mundo, fico inspirado. Em termos práticos, é uma forma inteligente de obter doações, e com essas doações construiremos Mayapur. Quando entrei na ISKCON e comecei a distribuir livros, essa ideia me inspirava muito; ao oferecer conhecimento às pessoas, posso ganhar um sustento e manter ao templo inteiro. Acho que isto é inspirador — que apenas dando conhecimento você pode manter a si mesmo e tudo mais.

    Harinamananda Dasa: Quando entramos no movimento, não recebemos a companhia direta do mestre espiritual. Nem sequer sabemos o que é um mestre espiritual. Pelos menos assim aconteceu comigo. Mas depois de um tempo, depois de alguns meses realizando sankirtana, o significado do mestre espiritual e de Srila Prabhupada começou a revelar-se gradualmente. A verdadeira inspiração para continuar realizando sankirtana é o preceito e o exemplo dos acharyase do mestre espiritual. Isto me inspira completamente. Depois de ler a biografia de Srila Prabhupada, vi o quanto ele lutou para começar o movimento em uma idade tão avançada, e as dificuldades e sofrimentos que passou para divulgar a consciência de Krishna pelo mundo todo. Quando vejo pessoas que o seguem de forma estrita, fico inspirado. Por exemplo, a missão do meu mestre espiritual é traduzir os livros de Srila Prabhupada em todas as línguas do mundo, produzi-los e organizar sua distribuição para que o mundo todo possa obter uma coleção inteira. Para o discípulo, é sumamente inspirador ver a determinação do mestre espiritual. Se todos abandonaram esta missão, ele mesmo iria distribuir os livros. Uma vez, em uma aula, disse que se a BBT falisse e os devotos abandonassem a missão, ele trabalharia na construção e, com o dinheiro que ganhasse, produziria livros e os venderia. Nesse momento entendemos que estava sendo sincero, e isto nos fez levar a questão muito a sério. Ver a forte determinação dos acharyas e do mestre espiritual é o que mais me inspira. Quando vejo minhas autoridades, que tem dedicado suas vidas completamente à missão e dão exemplo de como lutar e aceitar grandes dificuldades, cresce dentro de mim o desejo de me esforçar na missão da distribuição de livros e entregar minha vida.

    Kalpavasini Devi Dasi: Srila Prabhupada disse, “Qualquer pessoa que distribua livros o resto da sua vida voltara ao Supremo”. Assim, se eu distribuir livros, também terei a oportunidade de voltar ao Supremo no fim desta vida. Ficarei livre do ciclo de repetidos nascimentos e mortes.

    Bhaktavatsala Dasa: Eu sei que não sou uma pessoa prática, e não consigo pensar em outro serviço que seria capaz de realizar. Deve-se apenas à misericórdia do meu mestre espiritual, que está ocupando-me desta forma. Isto me inspira a continuar com meu serviço.