Chaitanya-charitamrita, Madhya-lila 25.264 (significado): O vaishnava tem interesse especial em para-upakara, em fazer o bem ao próximo. Prahlada Maharaja tinha a mesma ambição. Não queria a liberação para si próprio – queria liberar todas as almas caídas, que carecem de conhecimento sobre bhakti e que desperdiçam sua inteligência no benefício temporal do corpo material. Além disso, Sri Chaitanya Mahaprabhu queria que a Sua missão se propagasse pelo mundo inteiro.Prithiviite ache yata nagaradi grama sarvatra pracara haibe mora nama. “Em cada aldeia e vila será ouvido Meu nome”. (Chaitanya-bhagavata, Antya 4.126). Seguindo os passos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, estamos tentando difundir esta mensagem pelo mundo inteiro. Pela Sua misericórdia, as pessoas estão levando muito a sério este movimento. Na verdade, nossos livros são distribuídos em grandes quantidades em todo o Ocidente, em especial na América e na Europa. Até as ordens eclesiásticas desses países estão apreciando o valor do movimento para a consciência de Krishna, e estão dispostas a unirem-se pelo benefício supremo da sociedade humana. Portanto, os seguidores de Sri Chaitanya Mahaprabhu podem levar muito a sério este movimento e difundi-lo pelo mundo inteiro, de aldeia em aldeia e de vila em vila, tal como o Senhor Chaitanya fez.

    Srila Prabhupada fez da distribuição de livros a máxima prioridade

    Rohinisuta Dasa: O que me inspira a continuar? Prabhupada, ver que Prabhupada considerava a distribuição de livros como a sua vida e alma. Há tantas cartas inspiradoras nas que encoraja — você percebe que seus livros eram tudo para ele. E ele enfatizava que você fosse distribuir seus livros. Isso é o mais importante. Toda a inspiração vem do mestre espiritual, de Srila Prabhupada. Outra coisa que me inspira é ler seus livros. Me inspira muito. Quando você lê a filosofia, aprende que seus livros contêm tudo. Eu li muitos livros antes de entrar no movimento, muita filosofia hindu e livros sobre yoga, e quando fui para o templo ainda era muito apegado a esses livros e os trouxe comigo. Porém, enquanto me livrei deles e comecei a ler mais e mais os livros de Prabhupada, senti que avancei muito. Se você ler os livros de Prabhupada com cuidado, encontrará todas as boas ideias que os bhogis e yogis apresentaram em seus livros, e muito mais. Nos livros de Prabhupada tudo é apresentado da forma correta. Qualquer boa ideia que leiamos na Bíblia, no budismo e no taoísmo, se encontra nos livros de Prabhupada. Tudo se encontra no Srimad-Bhagavatam e no Bhagavad-gita. Portanto, sinto que é a minha obrigação dar estes livros aos outros. Hoje em dia todos estão confundidos. Leem tantos livros, mas só ficam mais confundidos. Os livros de Prabhupada são a única esperança e a única ajuda; a única filosofia para os buscadores e todo o mundo. Assim, precisamos dar estes livros às pessoas, e isto é uma grande inspiração.

    Quando você sai com os livros de Prabhupada e se encontra com as pessoas, e lhes apresenta Krishna e Prabhupada, o sentimento é tão bom, é uma realização tão boa, seja eles levando os livros ou não. Você pode ver que muitas pessoas mudam naquele momento e ficam apegadas aos livros. De repente, devido às palavras inspiradoras do devoto e por tocar os livros, ficam tão animadas que você entende que não são este corpo, senão almas espirituais. As pessoas ficam realmente ansiosas por obter esses livros. Procuram esses livros. Querem esses livros de Prabhupada. Talvez não dizem nada naquela hora, mas elas querem esses livros. O sankirtaneiro pode senti-lo, e isto o inspira a sair todos os dias. Ele não quer perder nenhum dia. Cada dia que ele não pode sair é uma grande perda e frustração. Eu percebi que, quando você para de sair para fazer sankirtana durante umas semanas ou uns meses, para fazer outra coisa, é difícil voltar a começar. Por isso é melhor não parar nunca. As coisas poderão correr bem uma vez, e outras vezes correr mal, mas simplesmente devemos continuar.

    Vijaya Dasa: Para mim, um grande impulso para distribuir os livros de Srila Prabhupada provém do meu mestre espiritual. Ele me inspira a tornar-me consciente de Krishna e distribuir os livros de Prabhupada. Sua pureza, sua compreensão da importância da distribuição de livros, suas aulas, suas analogias e sua consciência de Krishna me deram um grande impulso para continuar sendo um devoto e distribuir os livros de Prabhupada. Srila Prabhupada ressaltou que essa é a nossa missão principal. Srila Prabhupada veio para dar-nos a consciência de Krishna, para ajudar-nos a compreender como servir a Krishna, e em diversas oportunidades disse que o serviço mais importante é distribuir seus livros. Isso também é importante para mim. E também sinto prazer distribuindo livros. Eu vou porque é bom, me ajuda a ficar em uma plataforma espiritual e transcender a energia ilusória. Quando saímos e distribuímos livros, sem dúvidas enfrentamos muitas dificuldades. Isto nos impulsa a orar a Krishna. Nos ajuda a tornar-nos conscientes de Krishna e desfrutar da vida.