Na distribuição de livros, se dá e se recebe muita misericórdia de Krishna. Quando distribuímos livros, damos às pessoas a oportunidade de que obtenham conhecimento sobre Krishna e Lhe ofereçam suas doações. O Senhor Chaitanya disse que o mais importante é que as pessoas possam se encontrar com os devotos, sadhu-sanga, e escutar os santos nomes e escutar sobre o Senhor: nama-kirtana, bhagavat sravana. É assim que se dá e se recebe muita misericórdia quando os devotos distribuem livros.

Quando distribuímos livros temos que ser muito tolerantes. Se não formos, não seremos capazes de continuar realizando esse serviço. Assim, se continuamos, é porque Krishna nos deu a qualidade da tolerância. Nada pode acontecer sem a Sua sanção.

Quando os devotos começam a distribuir livros, talvez o façam sabendo que Srila Prabhupada assim o queria, ou porque seus líderes ao redor do mundo estão encorajando esse serviço, mas geralmente não é feito pela compaixão pelas almas condicionadas. À medida que os devotos continuam praticando a consciência de Krishna e distribuindo livros, se tornam compassivos e querem ajudar os outros. Srila Prabhupada disse: “Uma pessoa é considerada boa se está decorada com a qualidade de ser misericordioso com os menos afortunados”. Assim, em alguma medida também recebemos a qualidade da compaixão. 

A distribuição de livros é extática. Recentemente, estava distribuindo livros na universidade de Dallas (EE. UU.) e uma jovem se aproximou muito animada:

— Na semana passada, você deu à minha amiga e a mim um Bhagavad-gita, e adoramos ele. Eu acabei o segundo capítulo. Minha amiga visitou o templo na quarta-feira e ficou encantada!

— E você, quando irá? — lhe perguntei.

— Vou amanhã! — respondeu.

Enquanto isso, um estudante tinha se aproximado da mesinha de livros e tinha escutado nossa conversa. Quando a jovem foi embora, ele ficou inspirado para levar um livro e adquiriu o Gita.

Quando você vai distribuir livros, recebe muito néctar de Krishna. A distribuição de livros é alegre. Vamos para as ruas e entreguemos a misericórdia de Krishna às almas condicionadas, e recebamos muita misericórdia de Krishna para tornar-nos tolerantes e compassivos. Se assim o fizermos, seremos capazes de saborear o néctar da distribuição de livros.

 

Seu servo,

Vijaya Dasa
Ministro de Sankirtana da ISKCON

Categorias: Editorial