Uma oportunidade para avançar mais rápido

     

    Devoto: Nós ficamos felizes quando distribuímos livros.

    Prabhupada: Obrigado. É o livro de Krishna.

    Tripurari: Pelo simples fato de distribuir seus livros nos tornamos autorrealizados.

    Prabhupada: Vocês já são autorrealizados. Caso contrário, como poderiam continuar distribuíndo? Vocês amam a Krishna; portanto, estão realizando um grande trabalho. E isto é autorrealização. Se alguém tentar estabelecer que Krishna é o Senhor Supremo, é autorrealizado.

    Tripurari: Às vezes, os devotos perguntam se, por distribuir os livros, nascerão de novo.

    Prabhupada: Muito bem. Isto é devoção verdadeira. Os devotos não querem ir a Vaikuntha ou obter qualquer liberação. Ficam satisfeitos com seu serviço. Isto é devoção pura. E distribuir livros para o benefício de voltar a Krishna, isto é egoísmo. Porém, se o devoto pensa, “Quero distribuir livros sem nenhuma recompensa em troca”, é um devoto puro. Como diz Prahlada Maharaja, “Não desejo ir a Vaikuntha a menos que possa levar todos estes patifes comigo”. Assim é o devoto puro. Ele sempre se encontra sob a proteção de Krishna. Para que serve ir a Vaikuntha? Onde ele vá, é Vaikuntha. Isto é serviço devocional puro. Mama janmani janmani vare bhavatad bhaktir ahaituki: vida após vida, desejo continuar esta atividade —não desejo mais nada. Isto é devoção pura.

    (Conversa, 2 de março de 1975)

     

    Harinamananda Dasa: A distribuição de livros é o que mais satisfaz o mestre espiritual. É a forma mais rápida de avançar, porque exige entrega total. Krishna reciproca com qualquer pessoa que se entrega ao serviço devocional, mas os distribuidores de livros são forçados a se entregar. A cada momento, dia após dia, devem ser conscientemente determinados, enquanto em outros serviços parece haver uma maior tolerância para abaixar o ritmo. Mas no sankirtana, se o ritmo abaixar, diminuem os resultados de livros distribuídos e maya nos ataca dolorosamente. Krishna nos faz saber imediatamente que estamos em maya e que precisamos nos entregar mais. Agir assim é um sinal de sinceridade e é o que mais satisfaz o mestre espiritual. E por meio da misericórdia do guru podemos alcançar a perfeição.

    Recebi seu informe semanal de sankirtana. Sempre fico muito feliz ao ver que as vendas dos livros aumentam. Esses informes são muito encorajadores. Nossa ocupação mais importante é imprimir e distribuir livros. Ao levar a cabo esta atividade, estão sendo reconhecidos por Krishna. Por favor, continuem trabalhando tão bem para Krishna, seguindo as regras e regulações, cantando dezesseis voltas e estudando meus livros, e assim acabarão suas tarefas nesse mundo material nesta vida e poderão alcançar o mundo espiritual para viver com Krishna eternamente. Não fiquem desanimados pelos supostos problemas. Realizem seu programa de forma simples, ou seja, tenham certeza que, de uma forma ou outra, sempre estão ocupados no serviço a Krishna, e o melhor serviço é pregar ou ocupar aos outros em servir a Krishna. Continuem assim e sejam felizes.

    (Carta para Srutadeva, 19 de maio de 1975)

    Eu li seu informe de sankirtana com grande satisfação. Europa e América estão em perigo —este movimento Hare Krishna os está cercando. Os sankirtaneiros são muito, muito queridos por Krishna. Porque eles realizam o trabalho de campo de distribuir livros, Krishna os reconhece imediatamente como Seus servos verdadeiros. Bem como durante a guerra, um fazendeiro ou um empregado comum lutam pelo seu país e imediatamente se tornam heróis nacionais pelo seu esforço sincero, assim, Krishna reconhece imediatamente à pessoa que prega a consciência de Krishna e corre riscos para entregar Sua mensagem. Chama-se driha-vratah, determinação. Estes jovens são mahatmas. Mahatmanas tu mam partha, daivim prakrtim asritah, bhajanty ananya-manaso, jnatva bhutadim avyayam. “Ó filho de Pritha, aqueles que não se iludem, as grandes almas, estão sob a proteção da natureza divina. Eles se ocupam completamente em serviço devocional porque sabem que Eu sou a original e inexaurível Suprema Personalidade de Deus”. Este verso é muito pertinente. Se estes jovens se encontrassem na natureza material, não correriam muitos riscos. Eles são mahatmas. São verdadeiros mahatmas, não do tipo que usa barba longa e roupas cor açafrão. Sua determinação é inquebrantável, driha-vrata. Todas as glórias para os devotos americanos!

    (Carta para Uttamasloka, 11 de dezembro de 1975)