Srila Prabhupada foi para os Estados Unidos no ano de 1965 e, desde o começo, em Nova Iorque, estava vendendo seus livros. Alguns anos mais tarde, quando os devotos começaram a pesquisar sobre a vida de Prabhupada, foram em algumas livrarias onde ele tinha vendido seus livros, e os donos das lojas falaram: “Ah, sim! Um senhor indiano muito gentil vinha aqui. Ele sempre nos trazia samosas”. Ele lhes dava samosas quando ia vender seus livros.

No significado do Chaitanya-charitamrita, Madhya-lila 19.132, ele disse: “Decerto não é bom escrever livros a troco de dinheiro ou de reputação, mas escrever e publicar livros para iluminar a população em geral é serviço autêntico ao Senhor. Esta era a opinião de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, o qual recomendou especificamente a seus discípulos que escrevessem livros.”

Prabhupada disse desde o início que a base de seu movimento era a distribuição de livros — a publicação e a distribuição de livros — e o demonstrou com seu próprio exemplo.

No mesmo significado, Prabhupada explica com mais detalhe: “Aos devotos avançados e dotados de poder, compete escrever, publicar e distribuir livros em profusão.”

Prabhupada escreveu livros, a BBT os publicou, e agora compete a nós distribuí-los. Essa é a tarefa dos “devotos avançados e dotados de poder”. Nós já somos conectados com Srila Prabhupada, e todos nos beneficiamos quando distribuímos seus livros. E se perseverarmos com sinceridade e inteligência, também nos tornaremos devotos avançados e dotados de poder.

Às vezes, um yatra inteiro pode surgir apenas de um livro. Certa vez, um turista da Venezuela visitou Israel, conheceu os devotos e pegou alguns livros com eles. Quando voltou na Venezuela, compartilhou os livros com seus amigos. Eles começaram a ler e ficaram convencidos da filosofia, começaram a cantar e praticar a consciência de Krishna sem ter conhecido nenhum devoto. Por fim, construíram uma comunidade de devotos e convidaram Srila Prabhupada, e ele foi — e tudo começou com os livros.

Srila Prabhupada disse: “É como um trem”. No trem, um vagão puxa o outro, o outro puxa o outro, e assim por diante. Ele disse: “Meu guru maharaja está me puxando, e eu estou puxando todos vocês.”

 

Seu servo,

Giriraj Swami

Categorias: Editorial